Editorial Serviço

Humanização é desafio para profissionais de exatas

Foto: Divulgação

Já é sabido que a humanização se tornou um modelo utilizado por muitos líderes para ajudar as pessoas a alcançarem um melhor desempenho profissional. Porém, os profissionais que atuam na área de exatas como TI, por exemplo, ainda dependem do uso excessivo da lógica e, por esse motivo, acabam se desconectando das emoções – um dos principais requisitos de uma liderança humanizada. Como essa área é responsável por um grande número de vagas de emprego – 17 mil de acordo com o IBGE – é preciso que os profissionais desenvolvam habilidades exigidas pelas empresas.

A especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” explica que muitos desses profissionais são introvertidos, e essa timidez muitas vezes atrapalha [a carreira].

“O colaborador muito quieto é visto pelos colegas como ‘nerd’, chato, e que não quer colaborar com a equipe. Porém, é importante ressaltar que essas pessoas geralmente não apresentam suas soft skills – habilidades não-técnicas – apuradas. É preciso criar formas de desenvolver a empatia, a comunicação e a autogestão, que são habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual”, explica.

A colaboração – ou seja, o trabalho em equipe – ajuda muito na evolução dessas pessoas no trabalho. “O primeiro passo para quem é tímido é tentar se aproximar de colegas que tenham algum assunto em comum. Pode ser para falar de futebol, jogos de computadores, ou o que for. Dessa forma, criam-se conexões que, aos poucos, podem ser ampliadas, cultivando o convívio mais próximo com cada vez mais colegas”, diz Susanne.

Para a especialista, os profissionais que conseguem aprimorar suas soft skills certamente terão uma vida profissional e também pessoal mais leve, além de diminuírem as chances de sofrerem de doenças ligadas ao trabalho, como estresse, depressão e ansiedade.

A especialista ainda pontua que empresas que apresentam um modelo de gestão mais humanizado- oferecendo, por exemplo, happy hours, momentos de descontração e almoços em equipe – ajudam esses profissionais da área de exatas a se desenvolverem.

“Quanto mais conversas, trocas de experiências e trabalho em equipe, mais profissionais motivados e engajados, que entregam melhores resultados”, finaliza.

Sobre Susanne Anjos Andrade – Autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, recém-lançado pela Editora Gente, e “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança.

Também é sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”, e parceira da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.