Cultura empreendedora Editorial Serviço

Clínica Gravital: Desmistificando o uso terapêutico da Cannabis

Por Adriana Dias | 05 de setembro de 2022

Ainda existe muita desinformação sobre o uso medicinal da Cannabis sativa, a maconha. No entanto, para além das polêmicas, o fato é que as principais substâncias da Cannabis estão se mostrando bastante eficientes no tratamento de diversas doenças, sinalizando uma contribuição significativa para a melhora da qualidade de vida de muitos pacientes. O tratamento já está disponível também no interior de São Paulo.

Quais doenças é possível tratar?

A Cannabis é utilizada em tratamentos para dor crônica, esclerose múltipla, epilepsia, inflamações, entre outras. Também auxilia de forma coadjuvante nos tratamentos, em conjunto com outros medicamentos, proporcionando qualidade de vida aos pacientes.

A informação é da médica Juliana Sicoli, da Clínica Gravital, a primeira clínica médica 100% focada em tratamentos à base de cannabis medicinal do Brasil, e que possui uma unidade em Sorocaba.

“Ela modula a percepção de dor, ajuda a regular os neurotransmissores, como serotonina e dopamina, e melhora a parte imunológica”, diz.

THC e CBD – Os principais componentes da Cannabis, chamados de canabinoides, são o THC e o canabidiol, também conhecido como CBD. O tratamento com cannabis não altera a percepção de realidade.

“O THC é o componente que poderia causar esse efeito, mas no tratamento ele é usado em quantidades mínimas, insuficientes para alterar percepção de realidade, ou muitas vezes nem existe na composição dos terapêuticos”, explica a médica da Gravital.

Essa substância, entretanto, possui um poderoso potencial medicinal, principalmente no que diz respeito à sua efetiva capacidade analgésica e estimulante de apetite. Em virtude dessas duas propriedades, tende a ser especialmente benéfica para o tratamento de pessoas com câncer e dores crônicas.

Já o CBD, explica Juliana, não provoca alterações de percepção ou de humor, além de não causar dependência e ter toxicidade baixa.

“Para alguns pacientes ele pode causar, como efeito colateral, o sono e a redução da pressão arterial.” É importante ressaltar, afirma Juliana, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda não tratar o canabidiol como uma droga, pois não causa dependência química e o uso pode ser interrompido sem crises de abstinências.

Conheça mais detalhes sobre os benefícios da cannabis medicinal em alguns tipos de tratamento:

Esclerose Múltipla – O THC e o CBD atuam em regiões que controlam a dor e os movimentos, podendo inibir a transmissão de impulsos que causam espasmos, a rigidez muscular, entre outros.

Dor Crônica – Nosso cérebro e nervos periféricos possuem receptores para os canabinoides. Quando eles se ligam às moléculas de CBD, podem reduzir consideravelmente os sinais da dor.

Epilepsia – O tratamento diminui a superativação de circuitos nervosos, responsáveis pelas convulsões. Pode beneficiar sobretudo crianças e adolescentes.

Inflamações – O THC e o canabidiol possuem efeito antiinflamatório, podendo tratar doenças como artrite reumatoide e distúrbios inflamatórios do trato gastrointestinal.

Espectro Autista – O canabidiol tem interação natural com os neurotransmissores do corpo humano, ou seja, quando ligados a eles, ajudam a equilibrar a função dos neurotransmissores. Dessa forma, é possível melhor controlar características como a inquietação excessiva.

Outras condições – As náuseas provocadas pela quimioterapia e o glaucoma podem ser tratados com os canabinoides. A ansiedade também pode ser tratada com o canabidiol e o THC.

Formas de uso

Os óleos são a forma mais comum de administrar a cannabis medicinal, mas dia a dia pesquisas e estudos avançam e novas práticas de administração estão surgindo e se popularizando, como as comestíveis, em forma de balas, em cápsulas e vaporizáveis.

“É muito importante o acompanhamento de um médico na prescrição do tratamento e ao longo dele para analisar a evolução do caso e também para que se debata novas formas de uso e até novos produtos com canabinoides”, finaliza.

Unidade Sorocaba da Clínica Gravital (Divulgação)

Em Sorocaba

Em dois anos de funcionamento com êxito e consistência no Rio de Janeiro, a Clínica Gravital chegou a Sorocaba (SP) e tornou-se a quinta clínica da rede, que hoje possui sete unidades no Brasil. A Gravital está presente na cidade paulista com uma equipe multidisciplinar, que atende pacientes com tratamentos que vão desde insônia e outros transtornos, tais como ansiedade e tratamentos de doenças autoimunes.

Serviço

Para conhecer mais sobre a Gravital, visite o site: www.clinicagravital.com.br

Contatos para público pelo telefone gratuito: 0800 591 7788

WhatsApp: (21) 95901-7011

Endereço da Unidade de Sorocaba: Rua João Crespo Lopes, 671 – Jardim América

(Colaborou com a divulgação do conteúdo o canal Green Science Times a ABICANN)

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.