Comércio Editorial

A importância das Missões Empresariais

Hoje em dia, exportar não é mais uma opção, é uma obrigação dada a situação atual em que vivemos, em um ambiente altamente competitivo. Para vender no exterior ou encontrar um produto para o nosso negócio e ter sucesso nisso, é necessário, antes de tudo, um bom planejamento. Não há erro pior do que vender para o exterior e depois não ser capaz de abastecer o mercado de destino. Isso é vital em qualquer negócio, e a exportação não é exceção. Uma das ferramentas de promoção de novos clientes e fornecedores dentro do plano de negócios é a missão empresarial ou viagens de negócios.

A cada ano, muitas missões empresariais são realizadas em diferentes partes do mundo, e isso aumentou após a pandemia de Covid-19. Países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Peru, Dubai, México, etc., organizam feiras comerciais internacionais relacionadas a diferentes setores da economia, onde surgem grandes oportunidades de negócios.

O que é uma missão empresarial?
Uma missão empresarial é um evento comercial organizado por uma instituição pública, empresa especializada, entidade ou câmara de comércio, composta por uma delegação nacional ou internacional, onde são realizadas reuniões entre grupos de profissionais de diferentes setores da economia, incluindo compradores e vendedores. As missões empresariais geralmente têm um caráter prospectivo e permitem visitar um país ou ser visitado para conhecer mais profundamente os produtos ou serviços da empresa ou do mercado.

Por que as missões empresariais são importantes?
A importância de uma Missão Empresarial internacional, para um empreendedor ou exportador, está em buscar informações sobre novas soluções empresariais e encontrar produtos e serviços. Para um exportador, é importante promover seus produtos ou serviços para compradores, distribuidores, importadores, empresas de comércio exterior e entidades empresariais. Para empresas que já possuem experiências em exportação ou internacionalização, é importante buscar parcerias estratégicas com empresas similares para aumentar as vantagens competitivas e ter mais chances de se posicionar no mercado internacional.

As vantagens e oportunidades de participar de missões empresariais:
Ao participar de uma missão empresarial em grupo, o empreendedor ou empresário tem várias vantagens em seu plano comercial, incluindo o aumento da visibilidade, a criação de novas oportunidades e a busca por representantes ou distribuidores para seus produtos ou serviços no país visitado. As vantagens e oportunidades das missões empresariais podem incluir:

– Informações sobre a cultura empresarial
– Busca de novos fornecedores
– Aproximação ao mercado-alvo
– Obtenção de informações de mercado
– Consolidação do estudo de mercado de exportação
– Comparação de produtos e serviços em diferentes países
– Comparação de preços da concorrência internacional
– Conhecimento da demanda nos mercados do setor
– Networking com contatos potenciais, como clientes, fornecedores e investidores
– Participação em congressos e conferências paralelas para avaliar tendências
– Avaliação da competitividade dos concorrentes e fornecedores

Quem pode participar de uma missão empresarial?

Os participantes podem ser:

– Empreendedores
– Exportadores e Importadores
– Distribuidores
– Representantes de Entidades Setoriais de Comércio
– Investidores

Após participar de uma Missão Empresarial:

Sabemos que a missão empresarial é uma atividade fundamental no processo de internacionalização de produtos e serviços. Portanto, é importante considerar, após ter participado de muitas missões empresariais organizadas por Entidades Empresariais e Câmaras de Comércio na cidade de São Paulo, Brasil, a preparação e o planejamento de reuniões virtuais com os contatos, o que se refletirá em um relatório final.

O sucesso da participação em uma missão empresarial dependerá das decisões tomadas pelo empreendedor ou empresário.

Sobre o autor

Franchesco Lopez

Formado em Comércio Internacional, atua em projetos de consultoria em Desenvolvimento de Negócios Internacionais na América Latina, Aliança do Pacífico, Mercosul, ALADI e Comunidade Andina.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.