Agronegócio Editorial Especiais

Batatas ‘no ar’: Competição mundial de Segurança Alimentar premia startup brasileira

Selecionada entre 5200 participantes de 175 países, a equipe da CBA é pioneira no desenvolvimento de plantio de batata-semente, pelo sistema de cultivo de aeroponia. Os prêmios foram anunciados no Dia Mundial da Alimentação.

A empresa agrícola brasileira CBA Sementes é a vencedora de dois dos cinco prêmios no desafio global pela segurança alimentar Thought For Food: The 2020 Challenge Finale. O programa TFF premia as principais inovações do ano, capazes de colaborar com missão de desenvolver sistemas alimentares mais resilientes e inclusivos para o mundo até 2050. Os prêmios foram anunciados no Dia Mundial da Alimentação – data criada pela vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2020, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Com um propósito original e com alto impacto sustentável, a CBA tem se mostrado uma empresa inovadora valiosa para agricultores em todo o mundo e, principalmente, para melhorar a qualidade das produções de alimentos industrializados. Ao menos é que pensam empreendedores, pesquisadores, consultores, engenheiros, agricultores e acadêmicos mais relevantes no assunto alimentação mundial, que escolheram a empresa do Brasil como a principal referência entre mais de 5200 projetos avaliados.

Enquanto a maioria das safras são replicadas usando sementes verdadeiras, as batatas são plantadas usando as chamadas batatas-sementes. As batatas convencionais que os agricultores conseguem comprar no mercado podem ganhar um reforço na qualidade, pois as batatas-sementes da CBA oferecem alta qualidade, produzem campos mais saudáveis e requerem quantidades menores de defensivos e fertilizantes. Para o agricultor, esse perfil de produto na produção de alimentos tem a capacidade de reduzir ameaças à sustentabilidade de qualquer plantação.

Esquerda para a direita: Lucas Moreira (CEO), Lucas Medeiros Moreira (CFO) e Cesar Moreira (COO) da CBA Sementes

Brasileiros contra a fome mundial

Liderada pelo Lucas Moreira (CEO), engenheiro mecânico e de sistemas de controle, a startup CBA Sementes, desde 2016, tem recebido reconhecimentos internacionais pelo efetivo desenvolvimento de tecnologias de sistemas de controle em aeroponia. O time conta, ainda, com outros dois integrantes da mesma família: Cesar Moreira (COO) e Lucas Medeiros Moreira  (CFO), além de mais profissionais envolvidos no projeto.

O trabalho da CBA tem melhorado a produção de batata-sementes, com matrizes para agricultores produzirem no campo sementes saudáveis e muito produtivas, gerando aumento da renda e maior eficiência quando os assuntos são preservação sustentável e segurança alimentar.

“Há alguns anos estamos produzindo batata-semente de alta qualidade e livre de doenças, ao mesmo tempo que reduzimos o tempo e os custos gerais de produção agrícola. Nossa missão é implementar nossos sistemas em todo o mundo, com um programa único de extensão rural colaborativa que beneficia economicamente os agricultores e os capacita a serem mais independentes”, informa Lucas Moreira.

Economia de 98% de água e menos defensivos

Instalada na cidade Divinolândia, importante região produtora de batata do interior de São Paulo, a unidade produtiva da CBA Sementes já cultiva batatas com densidade 18 vezes maior por m² e produz até 50 vezes mais sementes. Na unidade de 500m²  é produzida 1,2 milhão de batatas semente por ano, em um sistema altamente sustentável que (em relação ao convencional) com redução de 98% no consumo de água, redução de 95% de defensivos químicos, redução de 80% de fertilizantes e livre de doenças. Resultados quase impossíveis e se gerar pelo sistema convencional de produção direta no solo.

Reconhecimento, premiações e networking

O reconhecimento do evento Thought For Food reforça a cadeia de valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) e atrai a atenção de outras grandes empresas e fazendas produtoras, conforme comenta o CEO da empresa inovadora. Atualmente, cumprem 14 dos 17 objetivos nesse apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, para que pessoas em todo o mundo possam desfrutar de paz e prosperidade.

Com a exposição positiva, Lucas Moreira acredita que novas companhias – em busca de maior produtividade e redução de stress ambiental e econômico – devem procurá-los para iniciar projetos com sistemas de aeroponia. À frente do tempo, uma organização global que está atenta às inovações da CBA – e que acompanha os valores do movimento TFF – é a PepsiCo, grande participante na produção industrial de batata e principal indústria cliente da startup paulista.

Programa de Extensão Rural colaborativa para Agricultores

Produtores rurais são os grandes clientes das soluções criadas pela familia CBA, para os quais a empresa tem dedicado mais espaços na busca de melhorias produtivas no campo. Um trabalho de extensão rural colaborativa.

Experiência internacional: Zimbábue é inspiração transformadora

De 2017 até agora, a produção de batatas no país da África austral Zimbábue tem diminuído sistematicamente, devido a uma série de fatores que afetam outras cadeias de valor na economia, como cortes de energia, escassez de moeda estrangeira e, principalmente, baixa disponibilidade de fornecimento de sementes de qualidade.

Foi apenas em 2018, que o Secretário Permanente do Ministério de Terras, Agricultura, Água e Reassentamento Rural, Mr. R. J. Chitsiko, convidou a equipe técnica da CBA Sementes para conhecer de perto os problemas na produção de batata, e para identificar e discutir como colaborar à redução dos problemas de segurança alimentar no país.

“É extremamente importante para nós divulgar o que fazemos, para encontrar parceiros sociais de alto impacto e que possam colaborar conosco na implementação de projetos pilotos à redução dos problemas de segurança alimentar. Foi durante nossa visita ao Zimbábue que entendemos o potencial de nossas tecnologias para a redução da miséria em lugares que têm dificuldades. Podemos beneficiar países como esse com soluções agrícolas inovadoras”, finaliza Lucas Moreira.

Sobre o programa: Thought For Food: The 2020 Challenge Finale ocorreu em uma transmissão AO VIVO de 3 horas, acompanhado por mais de 100 países, e que contou com a participação de empreendedores de impacto social transformador ao sistema alimentar global. Foram apresentadas iniciativas com altas tecnologias em soluções para alimentos e agricultura de problemas mais urgentes à humanidade.

Serviço:

Thought For Food: The 2020 Challenge Finale

Informações: http://thoughtforfood.org/2020finale

CBA Sementes – www.cbasementes.com.br

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.