Agronegócio Editorial

Edital CNPq/MCTIC destina mais de R$ 1 milhão para soluções tecnológicas e inovação na agricultura

O edital CNPq/MCTIC 16/2019 vai destinar quase R$ 1,2 milhões para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a agricultura utilizando ferramentas de biotecnologia e bioinformática. O prazo para submissão de projetos vai até 16 de setembro.

São três linhas de pesquisa:

  • Desenvolvimento de novos genótipos de mandioca e feijoeiro com resistência a doenças e pragas;
  • Melhoramento genético de fruteiras e florestas plantadas para tolerância a estresses ambientais;
  • Projetos de melhoramento genético acelerado de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs).

Para o coordenador-geral de Saúde e Biotecnologia da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Thiago Moraes, o Brasil apresenta condições ímpares para o desenvolvimento de sistemas produtivos cada vez mais integrados e sustentáveis.

“Para o MCTIC é estratégico manter e ampliar a liderança que o Brasil exerce, entre outras formas, com incentivos à PD&I para o agronegócio. O lançamento dessa Chamada Pública é parte das ações previstas no Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Agropecuária Sustentável (2018-2022)”, afirma.

O edital na íntegra pode ser acessado na página do CNPq, no link http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas.

Fonte: Green Business Post.

Sobre o autor

Lenah Sakai

Empreendedora de eventos de tecnologia e negócios inovadores, formada em administração de empresas, ajuda a fortalecer o ecossistema empreendedor desde 2013 co-organizando mais de 100 Encontros de Jovens Empreendedores e fomentando o Made in Sampa de forma voluntária. É fundadora do Green Business Post, canal de conteúdo sobre desenvolvimento sustentável.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.