Cultura empreendedora Editorial Governo

PUC-SP sedia conferência internacional sobre tecnologias avançadas para a cultura

Conferência EVA ocorrida em 2017/Divulgação

A PUC-SP sediará, nos dias 14 e 15/5, a conferência internacional EVA / Minerva Brasil sobre tecnologias avançadas para a cultura, que reúne comunidades atuantes no Brasil e na União Europeia, como profissionais do patrimônio cultural, desenvolvedores e fornecedores de tecnologias avançadas, possibilitando o intercâmbio de experiências, o aprendizado mútuo e a construção de projetos conjuntos. 

O patrimônio cultural é um elemento-chave para promover o desenvolvimento socioeconômico, mas seu pleno potencial – como um motor para a inovação e o crescimento – ainda espera ser realizado. Para tratar desta lacuna, é necessário abordar as ligações complexas entre os bens e políticas culturais tradicionais (patrimônio cultural, instituições culturais dinâmicas e serviços) e as oportunidades proporcionadas pelas novas exigências e necessidades na sociedade atual. Isto implica envolver sujeitos individuais e coletivos que trabalham no campo do patrimônio cultural com aqueles que desenvolvem e que implementam tecnologias avançadas em sintonia com a nova civilização digital.

A civilização digital constitui-se rapidamente devido ao impacto na sociedade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em suas várias faces – as Novas Mídias, a Internet, o Web, os serviços móveis e a IoT (Internet of Things). A EVA (International Electronic Visualisation & the Arts)/MINERVA (Ministerial Network for valorizing activities in digitisation) é uma série de conferências que reúne, de modo interdisciplinar, profissionais interessados na aplicação de tecnologias informacionais na área de Patrimônio Cultural.

A primeira Conferência foi realizada em Londres (1990) e hoje conta com eventos periódicos e internacionais. Conferências já ocorreram em cidades europeias, (Florença, Paris), em Israel e, agora, em São Paulo. 

Entre os conferencistas estão Carlos Oliveira (União Europeia), Dov Winer (Israel), Maurizio Ghelardi (Itália), Pavel Kats (Holanda), Antonio Carlos Sartini (Brasil), Renata Motta (Brasil), Cássia Navas (Unicamp), Cecília H. de Salles Oliveira (USP), Daniel Annenberg (SP), Gilson Schwartz (USP), Ivan Esperança Rocha (UNESP), Leonardo Torii (Pará), Lucia Santaella (PUC-SP), Marcelo Araújo (SP), Marcelo Zelic (SP). 

O evento, que será realizado, das 9h às 18h, no campus Monte Alegre, localizado na Rua Ministro Godói, 969, auditórios 239 e 333, é uma realização da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Estadual Paulista (UNESP)Museu Judaico de São Paulo, Eva Minerva Jerusalém e FAPESP. Informações, programação e inscrições, acesse: www.evaminerva.net.br ou por e-mail: [email protected]

Fonte: Assessoria de Comunicação PUC-SP

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.