Editorial Governo TIC's

TOTVS e VTEX anunciam joint venture

A TOTVS, uma das maiores empresas no desenvolvimento de software de gestão, e a VTEX, renomada plataforma de digital commerce, anunciaram nesta sexta-feira, 10, uma joint venture com o objetivo de atender a uma demanda latente de mercado por digitalização dos negócios.

Segundo as empresas, a combinação das soluções de gestão empresarial da TOTVS com a plataforma de comércio eletrônico da VTEX devem criar um portfólio único para apoiar empresas brasileiras na transformação digital. O acordo entre as duas companhias depende ainda de aprovação do CADE.

A partir da joint venture, a plataforma de digital commerce da VTEX poderá ser contratada através de toda a rede de franqueados e parceiros da TOTVS, atendendo assim os mais de 30 mil clientes da companhia.

O acordo comercial e operacional tem como objetivo permitir que as empresas utilizem o portfólio combinado das duas companhias para realizar a integração dos ambientes de negócio físicos e digitais, quebrando assim uma importante barreira para a transformação digital e tornando-as mais competitivas globalmente.

“Sempre buscamos ofertar a excelência em soluções de negócio aos nossos clientes. E, mais recentemente, começamos a focar também em como ajudá-los a vender mais e melhorar a performance de seus negócios. A joint venture com a VTEX é o primeiro passo nessa direção. Ela nos permitirá entregar uma experiência diferenciada e mais valor agregado aos clientes, ao integrar a suíte completa de e-commerce da marca ao nosso portfólio”, afirma Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS.

“Entendemos que nossos clientes querem um parceiro de tecnologia que seja um parceiro de negócio. E com esse acordo damos um passo largo e consistente nessa direção”, complementa.

O presidente da TOTVS ressalta também que essa joint venture reflete a estratégia da companhia de complementar seu portfólio de software com soluções de parceiros, que resultem em aplicações que facilitem e simplifiquem o dia a dia e a gestão dos negócios dos clientes.

“A TOTVS possui uma rede de distribuição que consegue atender de forma local todas as regiões do Brasil e toda a suíte da plataforma VTEX estará disponível a esses clientes. O acessos dessas empresas à nossa plataforma e ao nosso ecossistema de soluções digitais inaugura uma nova era na experiência com o mundo digital e mudará para sempre como as empresas no Brasil consumirão software, por meio de soluções integradas como serviço”, destaca Mariano Gomide de Faria, fundador e Co-CEO da VTEX, que acrescenta: “Essa parceria é um marco para nossa empresa e para nossos mais de 2500 clientes, pois simplificar o acesso a soluções especializadas é fundamental no caminho de tornar as companhias brasileiras mais eficientes e escaláveis”.

Como parte do acordo, a VTEX adquire a operação da Ciashop, empresa controlada pela TOTVS que atua no ramo de plataforma de e-commerce. No processo, Mauricio Trezub, CEO da Ciashop, passa a ser um dos vice-presidentes da VTEX no Brasil, que hoje atende a uma ampla gama de clientes no país, incluindo empresas como Whirlpool, Electrolux, Walmart, C&A, Grupo Soma, Tok&Stok e Boticário.  

Vale destacar que VTEX e TOTVS já compartilhavam uma grande base de clientes comuns. Mas, a partir da joint venture, os clientes TOTVS contarão com um centro de suporte único para as soluções de gestão empresarial e digital commerce, simplificando assim as operações. O acordo prevê também iniciativas para promover a transferência do conhecimento digital da VTEX aos clientes da TOTVS.

Íntegra do fato relevante

A TOTVS S.A. informa a seus acionistas e ao mercado em geral a celebração, nesta data, de acordo com a VTEX S.A. para a criação de uma joint venture que terá como foco o desenvolvimento e distribuição de soluções de software para e-commerce para empresas no mercado brasileiro; e  alienação para a VTEX da totalidade da participação detida pela Companhia no capital social da CIASHOP S.A. , representando 70,47% do capital social da CIASHOP, pelo montante de R$21.175.000,00, sujeito a ajustes, a ser pago no fechamento da transação. O valor total atribuído à CIASHOP foi de R$30.048.966,08.

Com esse movimento, a TOTVS se associará a uma das principais plataformas de digital commerce, oferecendo soluções integradas de software de gestão e e-commerce aos seus mais de 30 mil clientes. É o passo inicial na estratégia de nos tornarmos um parceiro de negócios, que ajuda o cliente a melhorar sua performance de vendas. Seguiremos avançando na cadeia de valor, buscando capturar novas fontes de receita.

Por meio do Acordo, a TOTVS utilizará toda a sua estrutura própria e de franquias para distribuir as soluções VTEX em todo o país. Haverá também integração entre as soluções, permitindo uma experiência de uso mais eficiente e produtiva, tornando os clientes TOTVS mais competitivos.

A conclusão desta transação depende da aprovação das autoridades concorrenciais brasileiras e da verificação de outras condições usuais para esse tipo de negócio. A Companhia manterá o mercado informado dos desdobramentos que se mostrarem relevantes.

Fonte: TI Inside

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.