Cultura empreendedora Editorial Especiais

CARREIRA: Automatismos a serem incorporados e a necessidade de pequenas recompensas

Persuasão, Manipulação e Tomada de Decisão são temas constantes de seus workshops direcionados a profissionais do mundo corporativo. Nessa entrevista exclusiva para o Business Watching, Marie-Josette Brauer, Psicanalista, coach especializada em transição e reconversão profissionais e palestrante conta como repensar nossas carreiras, no mundo em constante transição.

BW: Em tempos de mudanças sociais, políticas, tecnológicas, entre outras, como o profissional do século XXI pode estruturar sua carreira?

Marie: A evolução das tecnologias nos obriga a sermos inteligentes. Estas mudanças tecnológicas nos levam a desenvolver novas competências. Há um certo consenso em relação a algumas prioridades, por exemplo:

  • Colaboração à distância;
  • Comunicação digital;
  • Agilidade e adaptação;
  • Criatividade e Senso de inovação;
  • Espírito de iniciativa e de Empreendedorismo;
  • Organizar-se de maneira eficaz;
  • Aprender a aprender.
Marie-Josette em apresentação na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, em abril

BW: Mindset: quais recomendações pode fornecer para pessoas em busca de suas “identidades profissionais”, tão modificadas pelas tecnologias e pelas mudanças que estão ocorrendo nas leis trabalhistas do Brasil?

Marie: Há algumas chaves para melhorar seu mindset, evitar a procrastinação, aumentar sua produtividade e desenvolver seu projeto. FOCO é a chave principal. Manter o foco nos seus objetivos. É necessário criar uma metodologia precisa para realizar certas ações que eliminem o inútil ou o superficial:

–  Afastar-se de distrações;

– Não há produtividade sem um objetivo definido;

– Agir começando pelas tarefas menos agradáveis no início do seu dia, o mais cedo possível.

São automatismos que precisam ser incorporados. Por outro lado, há também a necessidade de pequenas recompensas, de não usar o celular e, se for o caso, desligar o Wi-fi. Avisar as pessoas próximas que sua disponibilidade vai diminuir e parar de arrumar desculpas se perder o foco.

Less is more! O minimalismo leva à produtividade. Para manter o foco é preciso afastar tudo que faz perder tempo de um dia de 24 horas.

BW: Atualmente, quais livros pode indicar para o público que empreende e precisa conhecer outras técnicas, métodos ou mecanismos para evoluir na carreira profissional?

Marie: Pensei em alguns livros específicos:

Marie: Alguns mais antigos porém imprescindíveis:

Marie: As aulas do TED são indicações óbvias.

BW: Você reconhece com profundidade o valor da leitura e dos livros. Foi fácil selecionar os melhores para o tema “carreira” e novos tempos?

Marie: Estão boas as indicações? Foi tão difícil selecionar! Demorei porque fiquei relendo à medida que pegava um livro. Reli um monte! //////

* Por Thiago Ermano, para o Business Watching


Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

1 comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ótimo tema! Um desafio para todos!
    Deixei de instalar apps de jogos viciantes, e passei a investir mais tempo com conteúdos mais úteis, como documentários, conteúdo de especialistas no Youtube, filmes que nunca tinha tempo de assistir e livros. Passei a investir mais tempo com comédias no geral, que também não tinha muito tempo antes. Trouxe um equilíbrio mental muito grande.