Editorial Serviço TIC's

23 milhões de contas vazadas usavam 123456 como senha, aponta estudo britânico

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC) revelou que a senha 123456 apareceu em mais de 23 milhões de contas vazadas. O NCSC analisou bancos de dados públicos de contas vazadas para estudar as palavras, frases ou sequências de caracteres que os usuários em todo o mundo mais usam ao criar suas senhas.

No final de 2018, a ESET publicou a lista das senhas mais populares do ano passado e 123456 e 123456789 estavam entre as três primeiras combinações mais usadas.

“Esses tipos de relatórios refletem a falta de conhecimento dos riscos associados ao uso de senhas fracas e as consequências que isso pode ter para a privacidade e o cuidado das informações pessoais. Falar de uma senha forte refere-se àquelas que têm uma extensão considerável e possuem símbolos, letras maiúsculas, minúsculas e pares “, diz Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Uma pesquisa recente da ESET mostrou que 30% dos usuários usam duas ou três senhas para todas as suas contas. Por conta disso, a empresa de segurança alerta que o uso de senhas fortes é o primeiro passo para uma experiência mais segura e responsável da tecnologia, especialmente considerando que, de acordo com o relatório da NCSC, 89% dos entrevistados fazem compras na Internet e 39% o fazem semanalmente.

Fonte: TI Inside Segurança

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.