Editorial Indústria

Leroy Merlin lança laboratório aberto de fabricação digital e inovação

bricolab cultura maker

Desde que chegou ao Brasil, em 1998, a Leroy Merlin, considerada multiespecialista em construção, incluindo acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem, vem trazendo inovações para o seu segmento. O Bricolab é o laboratório aberto de fabricação digital da Leroy Merlin, na loja Marginal Tietê – SP.

Atenta às evoluções tecnológicas, transformações do mercado e preocupada com as necessidades especiais de seus clientes, a Leroy Merlin entendeu que as pessoas demandam produtos e soluções customizadas. Desejam atendimento exclusivo, novos materiais, novas tecnologias e especialmente materializar ideias e fabricar produtos com as próprias mãos.

No entanto, a Leroy Merlin investiu e se preparou para mergulhar de cabeça na era digital. Desenvolveu o primeiro laboratório aberto de fabricação digital e inovação, o Bricolab, dentro de uma loja de varejo na construção com o objetivo de materializar ideias e projetos.

Este espaço foi construído em parceria com a 3D Criar e a cobra CNC. Oferecendo serviços como personalização e desenvolvimento dos produtos e materiais, prototipagem e materialização de ideias, onde qualquer pessoa possa produzir praticamente qualquer objeto.

O Bricolab está equipado com as melhores tecnologias de fabricação digital, tais como, as Impressoras 3D ( Zmorph VX, MoonRay e DaVinci Pro ) as quais são ferramentas de prototipagem rápida que utilizam a tecnologia de manufatura aditiva, as Cortadoras a Laser que executam cortes e gravações com precisão e velocidade, Router CNC, a qual é capaz de realizar usinagens com alta precisão em 3 dimensões, e as Plotadoras que produzem cortes e vinco de mockups, peças gráficas e circuitos flexíveis. 

Em todos os computadores do espaço, o SolidWorks, cedido pela Dassault Systèmes, está instalado em sua última versão. SolidWorks é um software de CAD 3D ( Computer Aided Design ), ideal para a criação de formas tridimensionais a partir de composições geométricas.

Além de formar os consumidores do futuro da Leroy Merlin, o Bricolab oferece aos jovens e estudantes interessados em tecnologia, um espaço viável para materialização dos seus projetos.

Atualmente, a Leroy Merlin Marginal Tietê é a maior loja da América Latina no segmento de materiais de construção. Recebe cerca de 80 mil pessoas por mês e um dos grandes benefícios que o Bricolab oferece é a personalização dos próprios produtos.

Os frequentadores do Bricolab formam um público bem heterogêneo, pessoas criativas, estudantes, professores, artistas, comunidade Maker, profissionais e consumidores da loja. Envolve aqueles que gostam de tecnologia e desejam fazer as coisas por eles mesmos, DIY- “Do it Yourself”.

Outro público que merece destaque são os empreendedores e empresas, as quais desenvolvem produtos, ferramentas e peças. O grande benefício do Bricolab é  possibilitar a materialização de projetos com custo e tempo reduzidos, já que, além dos profissionais qualificados, as impressoras 3D, plotadoras, cortadoras a laser e CNC são capazes de fabricar praticamente qualquer produto, sem a necessidade de alto investimento em uma grande indústria ou linha de produção.

O Bricolab  oferece ao público um ambiente de inovação e compartilhamento de ideias, com os melhores equipamentos do mercado. As melhores impressoras 3D, cortadora a laser, Router CNC e plotadoras do mercado estão disponíveis para a utilização. Estudantes e professores podem utilizar o espaço para realizar seus projetos acadêmicos, com a orientação de profissionais qualificados caso haja necessidade. Empreendedores e empresas podem testar e validar suas ideias no laboratório, através de protótipos, até chegarem no produto final, personalizado e adequado da forma que desejarem. A comunidade Maker, os artistas e os frequentadores da loja podem materializar seus projetos pessoais e tirar do papel as ideias que sempre desejaram realizar.

Venha conhecer o laboratório aberto de fabricação digital da Leroy Merlin e liberte o seu lado inovador!

Serviço:
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, 6061 – São Paulo – SP, 05034-000 Telefone: (11) 4020-5376
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 06h30 às 23h
Entrada gratuita.

Fonte: Bricolab.

Sobre o autor

Lenah Sakai

Empreendedora de eventos de tecnologia e negócios inovadores, formada em administração de empresas, ajuda a fortalecer o ecossistema empreendedor desde 2013 co-organizando mais de 100 Encontros de Jovens Empreendedores e fomentando o Made in Sampa de forma voluntária. É fundadora do Green Business Post, canal de conteúdo sobre desenvolvimento sustentável.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.