Cultura empreendedora Editorial Governo Indústria TIC's

Hackathon do Corpo de Bombeiros de SP estimula tecnologias para salvar vidas

Desenvolvedores, Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas, Analistas de Banco de Dados, Designers UX, entre outros profissionais de Tecnologia são focos do intensivão

Em busca de inovações para atendimentos nas emergências – como no caso do acidente de Brumadinho – o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está organizando seu primeiro Hackathon, com o apoios da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP, Fatec São Caetano do Sul – Antonio Russo, Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM).

Serão 35h de programação ininterruptas e a criação de tecnologias que podem salvam milhões de vidas. Precisa ser maior de idade ou estar acompanhado de responsáveis, e ter conhecimento em alguma área de Tecnologia, ou que contribua para tal, como: Desenvolvedores, Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas, Analistas de Banco de Dados, Designers UX, entre outros.

Com inscrições abertas, o “193 Challenge”, busca aqueles que desejam colaborar com o desenvolvimento de soluções para o atendimento à sociedade em situações de desastres e emergências, como no caso do acidente em Brumadinho.

Nasce a chance de programadores participarem dessa causa, que terá licença livre e disponível para replicarem em todos os estados do Brasil.

Desafios propostos: O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está propondo os seguintes desafios:

• Desenvolvimento de App e Feature para fornecimento de informações padronizadas da emergência com integração a API do sistema COBOM ON LINE.

• Desenvolvimento de App Acionamento e Despacho de Recursos (Bombeiros Militares, Municipais, Voluntários e Recursos Materiais), Coleta de Informações do local da Emergência, permitindo uma integração com a API do sistema COBOM ON LINE.

Quando? O evento ocorre das 9h da manhã do dia 9 de março até às 8h da noite do dia seguinte, dia 10. O Campus de exatas e tecnologia da PUC-SP fica localizado no bairro da Consolação, próximo à estação Higienópolis do metrô. Serão 35 horas ininterruptas de programação!

O que é um Hackathon?

São eventos com o propósito de desafiar o público de tecnologia e inovação a codar/programar soluções para desafios propostos pelos criadores dos Hackathon, e apresentar as soluções funcionais para um comitê avaliador, que irá definir os melhores projetos e funcionalidades.

Esse tipo de evento propicia um ambiente de colaboração e aprendizado aos participantes, que tem a oportunidade de mostrar toda a sua garra, capacidade, talento e trabalho em time ao resolver desafios objetivos e que necessitam de várias horas ininterruptas para chegar aos resultados de criar algo, do zero.

Mais sobre o Hackathon “193 Challenge”

O 193 Challenge é um evento de participação voluntária, com o intuito de promover a inovação em serviços ofertados pelo Corpo de Bombeiros à sociedade em geral, com foco na experiência do cidadão.

Todos serão convidados a enfrentar paradigmas, pensar fora da caixa e colaborar com o serviço do Corpo de Bombeiros em sua essência: o atendimento à sociedade nas emergências.

Formação de Times

Lembrando que a formação de um time é obrigatória e os candidatos precisam possuir a capacidade de trabalhar em equipe de no mínimo de três pessoas, tendo em vista o prazo para a apresentação das soluções. E o número de participantes será de no máximo 150 pessoas.

Alimentação

Os participantes vão receber alimentação e bebidas (não alcoólicas) durante todo o evento.

Critérios de avaliação

O comitê avaliador do 193 Challenge pontuará os critérios a seguir:

  • Código;
  • Aprendizado;
  • Documentação;
  • Inovação;
  • Escalabilidade;
  • Aplicabilidade;
  • Apresentação;
  • Oratória;
  • Interesse;
  • Entrosamento; e
  • Propriedade intelectual e confidencialidade.

Todos os participantes deverão publicar seus códigos sob licença GPL3 no repositório oficial do CBPMESP.

O participante declara sua inequívoca ciência de que a submissão de uma ideia, solução ou protótipo, não gera qualquer direito ou garantia de sua efetiva implementação.

Quaisquer conteúdos, além dos códigos desenvolvidos no âmbito do evento devem se submeter à licença Creative Commons Atribuição – Compartilha Igual CC BY-SA.

Premiação

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo irá oferecer um prêmio surpresa exclusivo ao time primeiro colocado. E aos três times finalistas uma experiência completa junto ao Corpo de Bombeiros na Escola Superior de Bombeiros, além de uma visita ao Centro de Operações do Corpo de Bombeiros.

Inscrições

Interessados em participar deverão se inscrever no site www.193challenge.org e acessar os demais detalhes sobre o evento e termos e condições.

Fontes: Corpo de Bombeiros de SP

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.