Agronegócio Editorial Editorial Governo Indústria Serviço TIC's

Artigo: Você está preparado para as inovações que vêm por aí?

Camila Farani, um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil, fala em artigo na Gazeta do Povo sobre mudanças sociais e até cita o mercado da cannabis pelo mundo. Ela é sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em startups e única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018.

No mês passado, aconteceu um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o SXSW (South by Southwest Conference & Festivals), em Austin, no Texas, Estados Unidos. E a comunidade empreendedora fica sempre na expectativa sobre os desfechos e aprendizados, pois, muitas das tendências e perspectivas do universo da tecnologia são profetizados por lá.

O que foi originalmente planejado como um meio de dar exposição a artistas, músicos e artistas locais cresceu e se transformou em um festival de classe mundial que abrange tudo: desde música e cinema a blockchain e saúde.

Em suma, o evento nos fez refletir muito sobre as consequências que esse avanço tecnológico desenfreado terá na nossa sociedade, principalmente como a realidade virtual pode depreciar completamente nossa ideia de identidade, como o blockchain irá muito além dos números, como o cannabusiness (negócios relacionados à cannabis) será um tema recorrente com as mudanças de legislação e ainda como a inteligência artificial impactará o mercado de trabalho.

1. Blockchain e a web 3.0 –As criptomoedas são a ferramenta principal do blockchain, mas não pára por aí. Sites e serviços que utilizamos usarão a infraestrutura blockchain para trazer mais segurança às informações. Isso trará mais transparência em diversos setores, como bancos, fintechs e varejo. Até a indústria da música está ansiosa sobre efeitos que o blockchain pode causar: da distribuição ao processamento de pagamentos e gestão de direitos autorais. Startups como Audius, MusicLife e eMusic já estão trilhando esse caminho. Mas ainda tem muita coisa a ser feita.

2. A automação também traz a desconfiança digital –Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia e junto com isso também cresce a nossa desconfiança em relação aos nossos dados. Os escândalos do Facebook em 2018 e 2019 revelaram que  não existem dados totalmente protegidos e também que as informações que nos são fornecidas sobre isso não são confiáveis. Resultado? As empresas terão de investir pesado em tecnologia para amenizar e prevenir os danos causados pelo avanço da automação.

3. A expansão do setor cannabis – Com a legalização da cannabis em vários países, surge uma nova indústria. E o que tudo indica ela vem se preparando para entrar com força no mercado. Nos Estados Unidos, essa indústria está preparando um sólido plano de negócios em antecipação à legalização total e irrestrita. E é fato que isso deve se expandir e influenciar outros países.

Será a abertura de um caminho para consumidores curiosos, de idosos a jovens preocupados com saúde e bem-estar. A proliferação de produtos não psicoativos e remédios busca formas de tratar dores crônicas com menos efeitos colaterais…

Leia mais em: www.gazetadopovo.com.br/colunistas/camila-farani/2019/04/07/novidades-sxsw-2019-camila-farani/

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.