Editorial TIC's

Totvs cria nova área e passa a competir com fintechs

fintech totvs

SÃO PAULO – A Totvs (TOTS3) acaba de adentrar um campo de batalha altamente competitivo com um novo braço de serviços financeiros. A empresa de tecnologia formaliza nesta quinta-feira (28) a criação de uma área focada totalmente em fintechs.

Para liderar esse time, a Totvs contará com a expertise de Eduardo Neubern, que já trabalhou em empresas como Cielo, Mastercard, Bradesco, Amex e na área de fidelidade e pagamentos da Oi. São 15 anos de experiência no mercado financeiro.

De acordo com o executivo, o objetivo da Fintech Totvs é atender os 11 segmentos onde a Totvs tem clientes horizontalmente: desde o varejo até educação, por exemplo. “Nosso propósito é ajudar os nossos clientes a fazerem negócios, então a fintech é uma evolução natural”, disse Neubern ao InfoMoney.

A área faz parte da vice-presidência de Marketing e Estratégia de Negócios da empresa, comandada por Juliano Tubino. Apesar da competição acirrada, principalmente no mercado de pagamentos, o VP enxerga um “potencial enorme ainda inexplorado na convergência das indústrias de tecnologia e finanças”.

Além do pagamento

A estratégia da Totvs pode lembrar o movimento iniciado pela Linx em 2018 ao lançar o Linx Pay, serviço de pagamento que, segundo um relatório que circulou nesta semana, vem crescendo 20% por semana e tem feito a ação da empresa disparar na Bolsa.

Os executivos, porém, explicam que há planos muito mais amplos para a Fintech Totvs, graças à capilaridade dos seus 40 mil clientes em todas as fases da cadeia de valor.

“Imagine que você peça uma ração de cachorro pelo Rappi. O Rappi vai comprar da Petz, que vai comprar do distribuidor, que vai comprar da manufatura, que vai comprar o insumo do agronegócio. Todos esses players usam Totvs”, disse Tubino ao InfoMoney. “Tudo isso está parametrizado e conectado via Totvs. Imagine a capacidade de oferecer um serviço de crédito para essas empresas”, exemplifica.

Outros planos incluem automatizar a geração e o pagamento de boletos no setor educacional e o auxílio na contratação de benefícios e oferecimento de crédito consignado no setor de recursos humanos, por exemplo.

Os analistas gostaram do que viram. Fred Mendes, do Bradesco BBI, escreveu nesta quinta em um relatório que, se a empresa for bem sucedida na estratégia de explorar o sistema distributivo, a oportunidade é “significativa”. O banco tem preço-alvo de R$ 45 para a ação da empresa – potencial de alta de 18,4% ante o valor atual. Nesta manhã, o papel é negociado sem grandes oscilações na Bolsa. 

Nem banco, nem adquirente

Os executivos garantem que o objetivo da Totvs não é se tornar uma empresa de produtos financeiros, mas sim viabilizar o acesso de seus clientes a este tipo de serviço através de parcerias com bancos, adquirentes, seguradoras e outras integrantes deste mercado.

“Temos consciência do nosso papel como empresa de tecnologia”, diz Neubern. “A ideia aqui é alavancar a tecnologia da Totvs e todo o conhecimento dos nossos clientes para viabilizar parcerias”, diz.

Fusões e aquisições

Tubino não descarta a possibilidade de aquisições e fusões para ampliar os serviços da Fintech Totvs. Ao mesmo tempo, afirma não haver nada no gatilho no momento.

“Desde o começo a gente formalizou que não vai se amarrar nenhum formato para trazer esse capability”, diz o VP ao ser questionado sobre a possibilidade de M&As. “Há momentos em que fazemos parcerias com bancos, outros em que vamos construir essas tecnologias do zero internamente e, obviamente, vamos acabar fazendo aquisições. Então sim, estamos abertos e buscando parcerias, que podem ser um contrato comercial, um empréstimo de serviço ou uma aquisição”.

Otimistas, os executivos não divulgam valores estimados para o crescimento da nova área ou sua participação no negócio como um todo. Segundo Neubern, o foco atual é a “construção da proposta de valor”.

O VP Tubino trata a formalização da área como “um chamado ao nosso ecossistema para criarmos soluções que têm como objetivo ampliar e baratear o acesso a produtos financeiros”.

Fonte: InfoMoney.

Sobre o autor

Lenah Sakai

Empreendedora de eventos de tecnologia e negócios inovadores, formada em administração de empresas, ajuda a fortalecer o ecossistema empreendedor desde 2013 co-organizando mais de 100 Encontros de Jovens Empreendedores e fomentando o Made in Sampa de forma voluntária. É fundadora do Green Business Post, canal de conteúdo sobre desenvolvimento sustentável.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.