Cultura empreendedora Editorial Editorial Serviço

Qual é a conexão entre uma vovó, uma startup, um executivo e R$600 mil?

Veja como é forte o poder de um relacionamento entre pessoas que mantém “elos fortes” com quem toma decisões no mundo dos negócios.

O fato curioso e que me fez escrever essa nota é que uma senhora aposentada de 86 anos foi a responsável por um contrato de R$ 600 mil à startup comentada. Não tenho autorização para contar o nome da empresa e preservo-os, a pedidos dos envolvidos.

O caso é que em novembro de 2017, uma empresa startup de serviços procurou a Comunicar Bem para fazer a gestão dos relacionamentos que toda a equipe acumulou em dezenas de anos.

Mas o que procuravam? Digo logo: pessoas que pudessem render reputação positiva no mercado em que atuam; pessoas capazes de ajudá-los a fechar negócios, por meio de relacionamentos já estabelecidos; e a possibilidade de conquistar novos parceiros, para venderem mais soluções de TI.

Bom, vasculhamos mais de 850 mil contatos para selecionar o público a receber uma atenção especial, em 2018. E lá estava ela, Dona Odete, curtindo tudo sobre tecnologia e inovação que os ‘garotos’ da startup postavam na fanpage do Facebook.

Ao perguntar sobre quem era aquela senhora – ao dono da conta do Facebook – ele não soube responder. Fui atrás e descobrimos que Dona Odete nada mais era do que mãe do presidente de uma corporação, que o CEO da startup estava há tempos tentando contatar.

Fomos convidados para jantar na casa da simpática, atualizada e esperançosa Dona Odete. E com o filho dela (também presidente dessa corporação, quando em expediente). Foram duas garrafas de vinho, um delicioso jantar caseiro e o início de um relacionamento com quem toma decisão, mas sempre ouve a opinião de quem confia: a mãe.

O que aprendemos com esse caso real? Falando do poder do “elo forte” – aquela pessoa confiável para indicar, recomendar qualquer coisa -, faça a gestão dos seus relacionamentos e NUNCA despreze um “contato” que já tenha conexão virtual ou física contigo. Esses sempre podem lhe proporcionar aquilo que precisa.

PS: Essa ferramenta que gerou o resultado chama-se Mapa de Relacionamentos, criado por nós, da Comunicar Bem. Que orgulho!!!

Até o próximo papo! Se gostou, comenta aqui e compartilha essa história!

Leia outras Dicas Empreendedoras do Business Watching aqui

* Thiago Ermano Jorge – Comunicador e Networker. Atende empresas e profissionais dos mercados de empreendedorismo, corporativo e acadêmico como consultor da Comunicar Bem, agência de  Comunicação e Relacionamentos. Suporte na criação de estratégias para ampliar o branding pessoal e profissional de executivos, empreendedores e executivos de diversos portes.

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

2 comentários

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • As vezes vc investe no pitch, se prepara, trás os números importantes, tem resultados, mas aí descobre que o que mais te dá a chance de conseguir fechar um bom negócio ou receber um investimento era simplesmente acionar aquele contato que é de confiança do decisor…

    • Tens total razão, Lenah! Muitas vezes vamos atrás de outra rede de relacionamento, sem prestar atenção nos relacionamentos conquistados e acumulados em nossas redes sociais online, em agendas e com os cartões de visita que ficaram no fundo da gaveta.