Cultura empreendedora Editorial Editorial Serviço

Pare de procurar inimigos!

A convivência entre as pessoas, em geral, nunca foi fácil. E é fato que quanto mais envelhecemos, mais criteriosos ficamos – e mais amigos e parceiros perdemos. Para compensar esse problema surgem conhecidos, colegas de atividades e “inimigos”, claro. É aí que começam nossos problemas!

Talvez seja a hora e o momento de parar de observar o lado que não te interessa nas pessoas, e verificar como utilizá-las melhor, para atingir seus objetivos. Se não estiver recebendo ataques comprovados do “concorrente” – muitas vezes mal traduzido por nossos cérebros como “inimigo” – vamos deixar a mania de perseguição de lado e focar-se em identificar estas questões:

1 – O que essa pessoa faz de melhor e que preciso aprender?

2 – Como essa pessoa otimiza seus recursos e pode me beneficiar?

3 – O que posso dar em troca, para gerar interesse nessa pessoa?

Networking se faz assim – Antes de declarar guerra ao ‘inimigo’, veja se realmente fizemos tudo que podíamos para atrair as pessoas para o nosso lado do campo de batalha. “O concorrente de hoje pode ser seu parceiro de guerra amanhã”, como ensina um ditado popular chinês.

Potencialize-se com ‘filtros’ – Em tempos de uso abusivo das teorias do medo e do caos, desconfiar o tempo todo das pessoas só nos leva a perder oportunidades de conhecer amigos(as), parceiros(as) e oportunidades maiores do que conseguimos, sozinhos(as). Crie ‘filtros’ para se relacionar e mantenha seus valores intactos, sem perder possíveis aliados. Respeitar suas crenças ou dinâmicas podem ajudar muito.

Leia outras Dicas Empreendedoras do Business Watching aqui

Em próximo artigo comentarei algumas técnicas otimizadas para filtragem de relacionamentos úteis a causas. Se gostou do tema, deixa uma mensagem, pergunta ou comentário aqui embaixo. Até breve!

* Thiago Ermano – Jornalista e Consultor de Comunicação e Networking. Especializado em formar redes de relacionamentos para pessoas e empresas, tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril e Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Atuou como diretor do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e foi vice-presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo. É Palestrante e Professor de Comunicação, Empreendedorismo e colabora para a criação de redes empreendedoras.

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.