Serviço

Empreendedorismo social como solução para mudar o mundo

Walter Link, economista e fundador da Global Academy Foundation

“Nenhum lugar no mundo vive uma democracia que está em seu potencial pleno”, afirma Walter Link, economista com mestrado em desenvolvimento organizacional e pessoal que trabalha para formar agentes da mudança.

Ele acredita no empreendedorismo social como uma força poderosa para mudar o mundo. “O arquétipo do empreendedorismo social é combinar uma visão profunda humana e sustentável para o mundo com a capacidade de transformar essa inspiração em inovação e implementação.”

Ele há 30 anos fundou a Global Academy Foundation para formar líderes e organizações que pensem no impacto que causam e tentam construir um futuro melhor. Parte desse futuro já pode ser visto no trabalho dos líderes de negócios sociais, que mostram uma “alternativa real, que um outro mundo é possível”.

Para a democracia caminhar para o seu pleno potencial, ele afirma que necessário uma série de fatores, uma sociedade civil e um sistema educacional fortes. “A educação ocidental está voltada muito apenas para educar uma pessoa, mas o que realmente precisamos é desenvolver comunidades inteiras.” *

Folha – O que é a Global Academy Foundation?

Walter Link – Nos últimos 30 anos, a Global Academy Foundation, que fundei, apoiou “changemakers” [agentes da mudança] ao redor do mundo. Trabalhamos individualmente para desenvolver não somente esses líderes, mas também sua capacidade de interagir e ajudar também suas organizações e seu impacto na sociedade.

Algumas dessas organizações têm um papel em moldar o futuro. Podemos falar de como ele deveria ser, mas é muito mais poderoso demonstrar que existem pessoas fazendo diferente, e quando eu vejo essa diferença, vejo que há uma alternativa real, que um outro mundo é possível.

Um exemplo é o movimento de empreendedorismo social. Não é apenas sobre algumas pessoas que têm organizações incríveis que têm um impacto enorme, é sobre deixar claro que muitos de nós podem se juntar em um movimento pelo empreendedorismo social.

É sobre a evolução da sociedade. Não há somente evolução na biologia e na ciência, há evolução também na sociedade. Em um último estágio, queremos todos sejam um agente da mudança, que tenham a capacidade, a informação e a orientação para fazer isso. Isso é também como uma democracia realmente é.

Em uma democracia verdadeira, não se vota apenas uma vez a cada quatro anos, se está engajado todos os dias na qualidade de vida.

Que lugar no mundo está mais perto dessa verdadeira democracia e o que é preciso fazer para que essa evolução aconteça?

Nenhum lugar no mundo vive uma democracia que está em seu potencial pleno porque vivemos entre paradigmas. É possível ver ótimos exemplos de democracia. Nesses lugares, existem certas condições que tornam isso possível. O corpo do iceberg, onde a democracia realmente acontece, é onde há uma sociedade civil forte, em que as pessoas estão engajadas em serem agentes da mudança, que se importam e estão recebendo boas informações, então é preciso uma boa imprensa, que forneça informação objetiva, rica e diversa.

É preciso um sistema educacional forte, que apoia as pessoas a aprenderem pensamento crítico, empatia. E é preciso uma legislação forte, para que os cidadãos naturalmente as sigam não porque são obedientes, mas porque as reconhecem como justas e solidárias e que, mesmo que nem sempre gostem de suas limitações, gostam do que elas trazem para a sociedade.

Os melhore exemplos para mim estão no norte da Europa. As guerras constantes, que culminaram nas duas Grandes Guerras, que destruíram totalmente a Europa, acordaram as pessoas para descobrir o que é necessário.

A Alemanha estava no total contra senso da democracia com um líder eleito democraticamente, o que mostra que eleições democráticas não são suficientes porque o país teve uma sociedade civil fraca, que não acreditava nas leis, e um sistema social fraco.

Depois da guerra, foi criada uma boa legislação, um forte sistema social e uma economia social de mercado, na qual os proprietários têm uma responsabilidade para com a sociedade.

Se você olhar para os países europeus, há experiências interessantes do que a democracia pode ser, e todos eles têm a ver muito mais do que com apenas votar, mas com um senso geral de solidariedade. A solução para a democracia é construir um tecido social.

Patricia Pamplona – Folha de São Paulo

A entrevista continua na Folha de S. Paulo.

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.