O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai destinar cerca de R$ 45 milhões para Fundos de Investimento em Participação (FIP) voltados para empresas inovadoras. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo presidente da entidade, Guilherme Afif Domingos, durante a Rio Money Fair, evento no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro.
Afif sinalizou que os fundos elegíveis precisam atender a uma série de características, entre elas investir em pequenos negócios inovadores que já participam de projetos e de atividades do Sebrae, como os projetos Capital Empreendedor, Startup Way, plataforma Sebrae Like a Boss, além do apoio ao programa Inovativa Brasil.
“Estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, que é hostil para os empreendedores. Nós fizemos da regulação uma regra e da liberdade uma exceção”, declarou Afif, em relação a Lei Complementar (LC) nº 155/2016, mais conhecida como Crescer sem Medo, iniciativa que foi comandada pelo Sebrae para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.
Entre outros pontos, a lei regulamentou o investimento-anjo em startups, que separa a figura do investidor dos sócios, permitindo que as empresas permaneçam no Simples (caso o faturamento permaneça nessa faixa), além de criar mais segurança jurídica. Os participantes do Rio Money Fair destacaram que o investimento-anjo na LC 155 é um avanço indiscutível, e que é importante debatê-la para que a regulamentação melhore cada vez mais.
Fonte: Agência ABIPTI
Adicionar comentário