Editorial Indústria

Plataforma de inovação da Ocyan abre cadastro para startups

Terceira edição do Ocyan Waves Challenge foca em soluções para desafios e em tecnologias para criação de novas atividades para a empresa

A Ocyan, que atua no setor de óleo & gás, abre hoje (29) cadastro para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios propostos pela empresa. As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto-piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o dia 19 de maio para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site www.ocyanwaves.com.

“O Ocyan Waves está evoluindo. Desde o lançamento, há dois anos, amadurecemos o programa e agora, além da busca por startups que apresentem soluções para os desafios propostos por diversas áreas da companhia, estamos buscando empreendedores que possam desenvolver soluções, junto com nossas equipes, ligadas a atividades adjacentes ao nosso negócio atual.”, explica Rodrigo Lemos, Diretor de Inovação e Novos Negócios.

Este ano foram escolhidos nove desafios, dos quais seis serão apresentados para o ecossistema de Inovação e trazem potencial de contratação ou parceria para as startups, dois serão desenvolvidos por startups que já participaram do programa nos anos anteriores e, pela primeira vez, um desafio será desenvolvido por uma startup estrangeira.

Os seis desafios com cadastro aberto, apresentados nessa terceira edição do Ocyan Waves Challenge, são:

• Redução do Consumo de Diesel e Emissão de Gases dos Motogeradores
• Aumentar a Produtividade e Reduzir Digitação no Levantamento de Campo
• Redução no Número de Consultas de Exames Periódicos Presenciais na Base Macaé
• Dificuldade na Inspeção de Sistemas com Isolamento Térmico devido Necessidade de Remoção
• Inspeção Inteligente de Drops
• Acesso à Informação Documentada Atualizada na Área Operacional

“A evolução do nosso programa foi tão positiva que dois dos desafios apresentados pelas áreas da empresa para a edição deste ano serão desenvolvidos por startups que participaram do programa nos anos anteriores e se tornaram nossas fornecedoras em projetos em andamento. São elas, a Vidya, do Paraná, e a Delfos, do Ceará. A Vidya ficará com o desafio para resolver a Dificuldade de Acompanhamento da Integridade do FPSO, e a Delfos com o que trata sobre Predição de Falhas em Motogeradores. Por isso, eles não serão abertos para cadastro. Esse foi um importante passo para mostrar que as startups já conseguiram criar um fluxo de inovação para a indústria de óleo e gás e seguem trabalhando conosco”, comemora Rodrigo Lemos.

Outra novidade é a startup encontrada para o desafio que busca uma Solução não Intrusiva para Detectar Vazamento em Válvulas. Por ter um nível de complexidade maior, pela primeira vez foi feita uma busca em outros países, e a startup norueguesa ConditionAll foi a escolhida.

A empresa Innoscience é a responsável pela estruturação e operacionalização do Ocyan Waves Challenge, o primeiro programa da plataforma Ocyan Waves.

Sobre a Ocyan
A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore.

Mais informações: www.ocyan-sa.com

Sobre Innoscience
A Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados. Já realizou mais de 10 programas de conexão com startups com mais de 1500 inscrições, alcançando 93 pilotos aprovados que resultaram em 40 contratações entre as startups e empresas. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Ocyan Waves Challenge.

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.