Editorial TIC's

Ascenty investe R$ 150 milhões em enterramento de sua rede de fibra ótica

Marcos Siqueira, VP de Operações da Ascenty

O investimento é realizado nas regiões de Campinas, Vinhedo, São Paulo, Praia Grande e Rio de Janeiro em um sistema de rede de excelência mundial em termos de resiliência, disponibilidade, segurança e baixa latência.

A Ascenty, empresa líder no mercado de Colocation na América Latina – com 22 data centers próprios no Brasil, Chile e México, sendo 17 em operação e cinco em construção e uma rede de 4.500 km – continua investindo no projeto de enterramento da rede de fibra ótica para atender as regiões de Campinas, São Paulo, Praia Grande e Rio de Janeiro.

O programa iniciado em 2017 e em fase de conclusão neste primeiro trimestre de 2021 conta com R$150 milhões em investimentos para finalizar os 1.080 km de rede subterrânea que interconectam 22 cidades: Barueri, Campinas, Caieiras, Cajamar, Cubatão, Diadema, Hortolândia, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Osasco, Paulínia, Praia Grande, Rio de Janeiro Capital, Santana de Parnaíba, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo Capital, São Vicente, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

O objetivo desse projeto está em linha com a estratégia da Ascenty de especialização no segmento de data centers de padrão de excelência mundial. A rede de fibra ótica subterrânea conecta os data centers da empresa às estações de cabo submarino, possibilitando assim excelência de conectividade com redução de latência na comunicação, bem como maior resiliência e, por consequência, disponibilidade superior aos clientes.

A ampliação da rede subterrânea permite, ainda, às empresas alocadas em todos os data centers da Ascenty integrarem seus negócios ao novo NAP Brasil (sigla em inglês para Ponto de Acesso de Rede), aos provedores de serviços de Internet (ISPs) e aos grandes provedores de cloud, dentre outras empresas. Assim, ampliam-se as possibilidades de interconexão com os serviços e os conteúdos armazenados nos data centers da companhia, que abrigam, atualmente, cerca de 350 clientes globais que atuam na América Latina.

“Continuamos realizando grandes investimentos em rede subterrânea entre nossos data centers para que nossos clientes, independente de onde estiverem hospedados, tenham a possibilidade e tranquilidade que estão usufruindo ao máximo das melhores conexões possíveis”, destaca Marcos Siqueira, VP de Operações da Ascenty.

Sobre o autor

admin

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.