Editorial Indústria

Gafisa negocia compra de shoppings Jardim Guadalupe e Fashion Mall

A Gafisa assinou sumário de termos e condições (term sheet) para a aquisição do Shopping Jardim Guadalupe e Fashion Mall, ambos no Rio de Janeiro, de acordo com fato relevante da construtora no dia 18.

“A concretização da aquisição dependerá da definição dos termos finais da negociação e do cumprimento de condições precedentes, inclusive a condução de diligência legal e aprovação por órgãos competentes”, afirmou.

A Gafisa S.A é uma empresa de construção civil e desenvolvimento imobiliário com atuação em empreendimentos residenciais e comerciais.

Seu foco é nos segmentos de média e alta classe no Brasil. A atuação da empresa é concentrada nas regiões metropolitanas das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além da atuação com a marca Gafisa, a empresa possui 30% de participação da Alphaville, com foco na venda de lotes para classe alta. Ao longo de sua trajetória, a Gafisa entregou mais de 1.100 empreendimentos em 40 cidades.

Criada no Rio de Janeiro em 1954, a empresa teve início como Gomes Almeida Fernandes LTDA (GAF). Em 1997 se tornou Gafisa S.A. após parceria com a GP Investimentos.

Em 2004 a GP Investimentos assumiu o controle da companhia. No ano seguinte, uma afiliada da Equity International passou a ser titular de aproximadamente 36% do capital social da Gafisa. Em 2006 a empresa realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) e pulverizou 47% do capital social.

No ano de 2007, a empresa passou a ser listada na Bolsa de Nova Iorque. Em 2008 começou uma combinação com a Construtora Tenda, que foi totalmente incorporada pela Gafisa em 2010.

Em 2011 a empresa realizou uma oferta subsequente de ações (follow-on), inclusive sob a forma de American Depositary Shares. A operação teve como resultado um aumento de capital da companhia no valor de mais de R$ 1 bilhão.

Em 2013 a Gafisa realizou a venda de participação majoritária na Alphaville Urbanismo S.A. (Alphaville). No início de 2017, concluiu um processo de separação da Construtora Tenda S.A. (Tenda), focada em imóveis residenciais voltados à baixa renda.

Em 2019, 33,67% do capital da empresa foi vendido pelo grupo GWI Asset Management, então maior acionista. O principal controlador dicou sendo a Planner Redwood Asset Management, com 27,47% dos papéis.

A empresa está listada na B3 com ações ordinárias (GFSA3) e também está no mercado fracionado (GFSA3).

Depois de comprar dois shoppings centers no Rio de Janeiro (Fashion Mall e Guadalupe Shopping) e um hotel em construção em São Paulo (Fasano Itaim), a Gafisa Propriedades, subsidiária em imóveis para renda, continuará indo às compras e vai adquirir outros prédios em breve na capital paulista.

Fontes: Fusões e aquisições, UOL, Terra, O Globo, Época Negócios, Extra, Bol, Reuters, Infomoney

Sobre o autor

admin

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.