Editorial TIC's

Startups brasileiras finalistas no South Summit, o maior encontro de empreendedorismo do sul da Europa

A Blox e a Biosolvit (Brasil) foram selecionadas entre 100 projetos finalistas. Nesta edição da Startup Competion, se inscreveram 3.800 startups das quais 74% já obtém receita de seus negócios.

A South Summit acaba de anunciar as 100 startups finalistas da Startup Competition e que a participarão da South Summit 2020 promovida pelo IE University. O encontro será realizado em Madri, do dia 6 a 8 de outubro, com um novo conceito omnical que tornará este encontro 100 vezes mais aberto, inovador, global e transversal.

Ser uma das finalistas do South Summit é uma oportunidade para as startups de divulgar seus projetos para os principais atores do ecossistema que participam do encontro, ter acesso a corporações e investidores em busca de inovação e oportunidades de negócio, bem como a líderes globais do ecossistema empreendedor.

As 100 startups foram selecionadas entre 3.800 projetos inscritos nesta edição da Startup Competition, dos quais 75% tem origem internacional, procedentes de 121 países.

Do total das 100 startups selecionadas, 30% são de origem espanhol e 70% internacional, de 25 países diferentes, entre os quais se encontram Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Israel, entre outros.

Quanto ao estágio de crescimento, aproximadamente 4 de cada 10 startups finalistas da South Summit 2020 se encontram no “early stage”, 34% já alcançou o “growth stage”, 29% estão no “seed stage” e apenas 1% em “concept”. Além disso, 74% destas startups já obtém receitas de seus negócios.

Entre as finalistas, 69% são projetos fundados principalmente por homens e, 3 de cada 10 iniciativas foram criadas por vários fundadores, homens e mulheres.

As 100 startups finalistas foram selecionadas por um Júri composto por importantes investidores e especialistas em inovação com base em critérios como o grau de inovação do projeto, capacidade de atração de investimentos, bem como a escalabilidade ou capacidade interna para crescer e equipe de profissionais envolvidos.

Todas as startups selecionadas pertencem a setores líderes do mercado (Healthcare, Fintech, Travel, Insurance, EdTech, entre outros).

As finalistas brasileiras deste ano foram:

Blox: que propõe uma nova e radical abordagem de como as instituições de ensino superior poderiam funcionar, proporcionando mais liberdade para o aluno, personalizando sua própria aprendizagem e atendendo melhor às exigências de um mercado de trabalho acelerado e em constante mudança. Fase: Expansão.

Biosolvit: é uma startup de biotecnologia com foco na preservação da flora e dos oceanos por meio de um produto que absorve o petróleo e seus derivados e que permite o reaproveitamento do óleo absorvido. Fase: Expansão.

Portanto, entre a imensa diversidade das 100 startups finalistas, existem soluções inovadoras que vão desde uma startup que permite fazer um diagnóstico sem sair de casa através de um estetoscópio sem fio que envia os resultados ao médico, um software que automatiza o recrutamento por meio de diferentes canais de mensagens tornando a contratação mais eficiente, uma plataforma bancária global que permite a digitalização do dinheiro e transferências por meio de blockchain, até uma startup de biotecnologia voltada para a preservação da flora e dos oceanos, entre muitas outras soluções inovadoras.

Em qualquer caso, o fator comum dos finalistas desta edição são as tecnologias de vanguarda. A IA (25%), Machine Learning (11%), Electronics, Digital & Apps (9%), APIs & Enablers (6%).

Fontes: Metrópoles, Dino

Sobre o autor

Hilda Campanholi

Graduada em Publicidade e Propaganda, gosta de criar conteúdos relevantes que gerem valor na vida das pessoas.
Estuda e pesquisa assiduamente marketing digital, empreendedorismo e negócios em geral.
Busca compreender os diversos nichos de mercado para poder falar e escrever com propriedade.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.