Editorial Serviço TIC's

Angola Cable inaugura Data Center e hub de comunicação AngoNAP em Fortaleza

Foto: Rogério Silva/António Nunes, CEO da Angola Cables em destaque
O AngoNAP Fortaleza é o primeiro ponto de conectividade neutra no Parque Tecnológico da Praia do Futuro a ser instalado na capital cearense. Já em operação, tem como objetivo atender a crescente demanda de transmissão de dados e conteúdos no Hemisfério Sul.


A partir do dia 16 de abril de 2019, está inaugurado o data center AngoNAP Fortaleza, da multinacional de Telecom Angola Cables. Com padrão Tier III pronto a receber certificação do Uptime Institute, o espaço ocupa atualmente cerca de 3 mil metros quadrados de área na Praia do Futuro, capital cearense, com total de 9 mil metros quadrados e disponíveis para mais quatro fases de expansão.

“Fortaleza deixou de ser um mero ponto de passagem das telecomunicações, devido aos cabos submarinos que recebe, para ser um ponto de presença de conectividade, um verdadeiro hub digital. Hoje, podemos dizer com propriedade que está criada a primeira ponte digital entre África e América Latina. Angola e Brasil, via Fortaleza, são os pioneiros na integração digital do Atlântico, a região com maior PIB mundial. Este data center vai funcionar como um catalisador do desenvolvimento de negócios da quarta revolução industrial”, explica António Nunes, CEO da Angola Cables.

“Há ganhos muito objetivos com essa iniciativa da Angola Cables. O primeiro é restabelecermos uma ponte com países irmãos, como Angola. A partir disso, novas relações comerciais, econômicas, de comunicação, novas oportunidades de relação acadêmica e científica se abrem entre Brasil, através de Fortaleza, e o continente africano. Mas o maior ativo que agrega na perspectiva econômica local é termos o data center, que representa a sustentação de um outro sonho, de consolidarmos nesta cidade um polo tecnológico de ponta, que possa gerar impacto de emprego, de renda e mexer com o padrão da economia da cidade”, diz Roberto Claudio, prefeito da capital cearense.

Oportunidade de Negócios entre América Latina e Entidades Africanas

Esse ponto de interconexão gerado pelo AngoNAP Fortaleza permitirá ao Brasil exportar seus conteúdos para o mundo, assim como às entidades africanas desenvolver negócios diferentes aqui no país, na América Latina e nos EUA. Localizado em um dos hubs de cabos submarinos de fibra óptica mais importantes e concentrados da América do Sul, Fortaleza é a segunda cidade do mundo em número de cabos desse tipo instalados em suas águas, com 12 no total.

Hub de Comunicação será no Nordeste

O AngoNAP Fortaleza é neutro em relação à operadora e foi projetado para receber mais cabos submarinos que venham a chegar na Praia do Futuro. Também está apto a fornecer serviços de múltiplas conexões para qualquer operadora ou empresa que exija serviços de dados de alta capacidade para executar suas empresas modernas, baseadas na Internet e tecnologia, usando rotas de cabos submarinos para expandir negócios. E atender à crescente demanda de transmissão de dados de conteúdo no Hemisfério Sul.

O AngoNAP Fortaleza é o primeiro ponto de conectividade neutra no Parque Tecnológico da Praia do Futuro a ser instalado na capital cearense. Suas vantagens vão além de atender à crescente demanda por conteúdo rico em mídia na economia digital global, mas também vai melhorar os links para comércio, cooperação intergovernamental e aprendizado acadêmico em ambos os lados do Atlântico. “O Brasil, com a conectividade que passa a ter pelo Hemisfério Sul, ganha um papel preponderante no universo da economia digital mundial”, conclui o CEO da Angola Cables, António Nunes.

“Hoje estamos a concretizar um sonho que começou em agosto de 2017, com o lançamento do cabo SACS, em Angola. Esse sonho vai permitir que Angola e Brasil possam estar mais próximos e mais do que isso, poderem aproveitar tudo o que hoje as telecomunicações oferecem para o desenvolvimento econômico e social dos dois países”, afirma o Engenheiro José Carvalho da Rocha, Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola.

Sobre a Angola Cables

A Angola Cables é uma multinacional de telecomunicações angolana fundada em 2009, a operar no mercado grossista, tem como negócio a venda de capacidade de transmissão internacional através de cabos de fibra óptica submarinos e IP Transit. SACS, Monet e WACS são os três sistemas de cabos submarinos operados pela Angola Cables, que conectam quatro regiões (América do Sul, América do Norte, África e Europa). A Angola Cables gere o Angonix, um Ponto de Intercâmbio na Internet localizado em Luanda e o terceiro maior em África. Além disso, também gere dois data centers: AngoNAP Fortaleza, em Fortaleza (Brasil) ligado a SACS e Monet e operadora neutra a todos os sistemas de cabo e o AngoNAP Luanda, ligado a SACS, WACS e sistemas adicionais para fins de redundância.

Fonte: Angola Cables

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.