Cultura empreendedora Editorial Editorial Serviço

[Network do século XXI] técnicas para mostrar seu valor e conquistar aliados

Foto: Edgar Bueno/Bueno Filmes

O termo inglês network pode ser traduzido para o português como “trabalho em rede”. Mas não é tão simples entendê-lo.

Este termo refere-se ao uso de técnicas e ritos eficientes para gerar resultados pessoais ou profissionais. Ter satisfação, ganhar mais tempo, gerar recursos, conexões emocionais e ter experiências são alguns dos benefícios de administrar os interesses de suas redes. Claro que ter uma comunicação bem alinhada e relacionamentos nutridos garantem um maior sucesso com pessoas que pretende se relacionar, no momento.

Se o dinheiro físico é a moeda mais desejada por pela maioria, a busca por conexões que gerem sinergia para nossos propósitos é o segundo desejo. Participar de experiências com quem temos afinidades completa a tríade das vontades atuais de quem pratica networking. Ao menos indicam muitos estudos sobre satisfação nos relacionamentos.

Há quase 80 anos, 720 pessoas são analisadas – de dois em dois anos – por médicos e cientistas da Universidade de Harvard. Eles realizam exames médicos, entrevistam os/as candidatos/as e conversam com suas famílias – inclusive, um foi presidente dos Estados Unidos. O ponto alto dessa longa pesquisa comprova que selecionar as pessoas com quem você conviverá é fundamental para se se conquistar o real bem-estar.

Outra conclusão desse estudo é que “pessoas que possuem laços fortes vivem até 10 anos a mais, tem maior satisfação na vida pessoal e profissional e mantêm o cérebro mais saudável”, afirma um dos atuais líderes da pesquisa, o psiquiatra Robert Waldinger.

Como você seleciona com quem vai se relacionar?

Existem alguns métodos interessantes para avaliar com quem convive. Um deles é o Mapa dos Relacionamentos, criado para auxiliar qualquer pessoa na Gestão dos Relacionamentos– sejam eles pessoais ou profissional. Veja como funciona e utilize o modelo gratuitamente:

1 – A temporalidade e duração dos projetos contam, OK? Preste atenção nesse ponto. Exemplo: Com quem vou me relacionar em 2019? / Quem pode me ajudar nesse semestre, em minha carreira? Com quem me faz bem conviver este mês?

2 – Visão de mundo – Com uma metodologia simples e prática, a ferramenta avalia alguns quesitos vitais para as bases de relacionamentos sólidos: seus valores pessoais. Quanto mais pessoas forem ligadas aos seus propósitos, mais satisfatório serão os resultados. Estudos sobre comportamentos e antropologia apontam para este caminho;

3 – Selecione pessoas em suas redes sociais, agendas e cartões de visitas. Lembrem-se de sempre observar as três qualidades fundamentais para você se relacionar com qualquer pessoa, os seus valores mais importantes, no momento;

4 – Na Nova Pirâmide das 30 Necessidades Humanas – a releitura dessa análise de mercado, criada na década de 1960 pelo psicólogo Abraham Maslow, explica sobre as vontades da pessoas e a importância da criação de valores. Conheça:

O Mapa dos Relacionamentos utiliza a pirâmide reestruturada pelo especialista em analytics Eric Almquist – head de analytics da consultoria Bain & Company – como base para avaliação das 10 principais competências. Ele propões que no século XXI as necessidades do momento da humanidade é de receber retornos emocionais, sociais, intelectuais, materiais e sensoriais, para gerar satisfação nas relações de valores reais.

5 – Analise as 10 Competências mais comuns – Já selecionou pessoas, baseadas em seus valores atuais e limitou um período específico, sugiro que analise as seguintes questões:

VIDA PESSOAL – Estar perto da pessoa x gera Emoção positiva para mim? Ela colabora com minha Intelectualidade? Gera uma atmosfera de Espiritualidade? Essa pessoa colabora para minha evolução Material? Me apresenta Pessoas interessantes? Tem outras afinidades pessoais?

UNIVERSO PROFISSIONAL – Este profissional tem capacidade de gerar benefícios para minha Carreira? Estar publicamente perto deste profissional me traz benefícios de Imagem e Reputação positivas? O profissional tem capacidade de me apresentar pessoas interessantes, que podem se tornar Parceiras em algum de meus projetos atuais? Este profissional pode gerar Negócios para mim?

6 – Após estes procedimentos, chegou a hora de falar sobre o ‘fluxo das intenções’. Um ótimo momento para que avalie o valor dos relacionamentos a longo prazo. Sim, porque networking demanda tempo e agenda disponível e organizada. Para esta fase, há duas questões a serem analisadas nos pontos 7 e 8:

7 – Com esta pessoa podem me ajudar? Como posso recompensá-las? Se quer um empurrão na Carreira, lembre-se de que na pirâmide das novas necessidades humanas, no século XXI, as pessoas querem satisfação, receber retornos em dinheiro, em experiências ou em contatos emocionas.

8 – Se quer ajuda com profissionais que façam conexões para gerar Negócios, reserve um valor justo de 20%! Caso seu relacionamento fique tímido e não aceite dinheiro em espécie, converta o valor em presentes (vinhos, gifts, eventos) ou gaste junto o valor que reservou para recompensá-lo, oferecendo-lhe uma ótima experiência.

9 – Planejando pela fórmula Tempo x Pessoas x Recursos – Caso queira iniciar um grupo ligado aos seus propósitos, sugiro que se questione: Quanto tempo tenho no dia a dia? Quantas horas tenho livre para me relacionar com as pessoas de meus interesses? Quanto de Recursos preciso para me relacionar individualmente? E quanto custará me relacionar em Grupo?

Acostumado a orientar pessoas que utilizam o Mapa dos Relacionamentos, posso afirmar que ao realizar pequenos eventos em casa, com datas fixas e constantes, você será capaz de gerar uma dinâmica sustentável para seu propósito e bolso. Saiba mais.

Networking na prática. Relacionar-se é constância! O passo final para colocar em prática as revelações sobre pessoas e como podem colaborar mutuamente com seus propósitos, utilizando o método do Mapa dos Relacionamentos, é criar uma agenda, organizar os primeiros eventos pontuais (com pessoas mais importantes para seus projetos darem certo) ou em coletivo, em ambientes e pessoas que permitam descontração.

Por mês, realizamos entre 20 e 40 ações de relacionamentos para profissionais e pessoas com diversas visões de mundo, em busca de grupos que já tenham uma educação para a network do século XXI. Se tiver dúvidas ou interesse em consultoria, basta deixar uma mensagem aqui embaixo. Temos uma rede formada por Gestores, Relações Públicas, Jornalistas e outros influenciadores, para sua inserção em grupos afins.

Leia outras Dicas Empreendedoras do Business Watching aqui

Espero que tenha gostado do tema. Um abraço, e até o próximo artigo!

Fonte: Comunicar bem Reputação e Networking

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

2 comentários

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Parabéns Thiago, sempre me agrega muito seus conhecimentos e como consegue tratar a arte do Networking de forma sistematizada e objetiva! Com certeza você é um dos maiores conhecedores do tema no Brasil! Sucesso!

  • Ótimo conteúdo, bacana para sempre consultarmos em nossa jornada para melhorar nosso trabalho junto aos nossos relacionamentos.