Editorial TIC's

Startup Catarinense é considerada empresa “Top of Mind”da pecuária brasileira

Uma startup catarinense desenvolveu uma plataforma de gestão para fazendas de gado de corte, e em dois anos atingiram a marca de empresa “top of mind” no segmento “Aplicativo” na pecuária brasileira.

A pecuária brasileira teve um ano desafiador em 2017, mas conseguiu apresentar um crescimento de 13% em relação a 2016, e vem apresentando bons resultados em 2018 consolidando o Brasil como o maior produtor de carne do mundo. Contudo, a atividade no Brasil não é tão lucrativa como em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. E muito dessa diferença de lucratividade está na forma com que as propriedades rurais são gerenciadas. Percebendo essa carência na pecuária brasileira, algumas empresas passam a apostar em soluções de tecnologia para apoiar o produtor rural na gestão de sua propriedade rural.

É o caso da startup catarinense JetBov, que desenvolveu uma plataforma de gestão que permite o acompanhamento de todas as fases do processo produtivo da carne, incluindo as etapas de reprodução, engorda e venda dos animais.

Além da plataforma de gestão, os pecuaristas podem contar também com um aplicativo para tablets e smartphones, que pode ser utilizado para coletar dados como procedimentos sanitários, datas de vacinas e evolução de peso, agilizando o trabalho de coleta de dados e evitando erros e retrabalhos. Essas informações são então enviadas para servidores em nuvem e traduzidas em relatórios que orientam os fazendeiros na tomada de decisões estratégicas.

A JetBov foi criada em 2014, mas sua plataforma virou realmente um produto em 2016. E ao longo dos dois anos, tem surpreendido pecuaristas e investidores. Ao longo destes dois anos de produto, a JetBov atingiu alguns marcos importantes. Participante do programa de aceleração de startup ACE, já foi citada como “potencial unicórnio” brasileiro, além de ter recebido um aporte de R$ 3 milhões da SP Ventures, tida como referência na condução de investimentos em venture capital no Brasil, principalmente no meio agro.

No evento Intercorte 2018, durante a Etapa São Paulo, a JetBov foi premiada com o Touro de Ouro, premiação dada há 10 anos pela Revista AG. As empresas vencedoras do prêmio são selecionadas a partir de entrevistas com vários pecuaristas, que são questionados quais são as empresas que vêm primeiro em suas mentes quando mencionada determinada categoria. A JetBov foi premiada na categoria Aplicativo.

Para Xisto Alves Jr., CEO da JetBov, o prêmio representa um reconhecimento de que a startup está no caminho certo. “Essa premiação mostra que estamos fazendo algo realmente diferente, e que está ajudando a pecuária nacional a ser cada vez mais forte, rentável, integrada, eficiente e sustentável”, diz.

Mesmo sendo considerada uma empresa “top of mind” dos pecuaristas atualmente, Xisto diz que o produto ainda não atingiu todo seu potencial de inovação. “Nossa plataforma está recebendo constantes atualizações, onde estamos aperfeiçoando cada vez mais nossos algoritmos de inteligência artificial e machine learning, para que o produtor passe a ter mais consciência e previsibilidade sobre variáveis vitais para o negócio. Utilizando nossa plataforma, o produtor passa a ser mais assertivo nas tomadas de decisões relacionadas ao manejo técnico e a compra e venda dos animais, favorecendo maior rentabilidade em um contexto de margens decrescentes entre os produtores, inclusive para aqueles de menor porte”.

Segundo Xisto, em breve será possível prever quando cada boi alcançará o seu ponto de equilíbrio econômico e qual o melhor momento para a comercialização do animal visando-se maximizar a rentabilidade.

Hoje, a JetBov reúne clientes em 26 estados, do Rio Grande do Sul ao Acre, somando cerca de 700 fazendas e mais de um milhão de animais, e conta com estruturas em Joinville/SC, Piracicaba/SP e Goiânia/GO, além de parcerias com universidades como a Esalq-USP, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal Catarinense.

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.