Editorial TIC's

O maior campus de startups do mundo já rende frutos

Uma das áreas da Station F, que totaliza 34 mil metros quadrados de espaço para Startups em Paris (Foto: Patrick Tourneboeuf)

Espaço de 34 mil metros quadrados aproxima novas e inovadoras empresas dos gigantes da tecnologia

Mais um dia de primavera em Paris, a manhã cinzenta ganha cores com a ascendente coragem do sol ao longo do dia. Assim como a cidade, a Station F, maior campus de startups do mundo com seus 34 mil metros quadrados, pouco a pouco ganha seu ritmo.

Todo este espaço, que ocupa a área de uma estação de trem construída em 1927, é dividido em três grandes áreas. A Share Zone é a primeira grande seção da Station F, e é dedicada a eventos, workshops, encontros e toda forma de integração entre esse campus de startups e o mundo. Logo na entrada do campus é possível identificar apresentações presenciais, e-conferences e live chats ocorrendo.

O segundo espaço chama-se Creative Zone, o local de trabalho das startups, incubadoras e aceleradoras residentes. Aqui mais de 3 mil pessoas trabalham diariamente para garantir que ideias se tornem soluções reais com valor de mercado.

O terceiro é a Chill Zone e é dedicado a nourriture, alimentação e aos prazeres da mesa. O grande chefe do espaço é o restaurante Big Mamma, garantindo que delícias da cozinha italiana e internacional sejam servidas de maneira descolada para os amantes da tecnologia e curiosos que vem até à Station.

Por todos os lados vemos grandes nomes da inovação como Microsoft, Google, Facebook, Plug & Play etc. Em especial hoje (23/05) é possível assistir o fundador da Station F, Xavier Niel, francês e grande empreendedor dos negócios digitais, receber o CEO da Microsoft, o indiano Satya Nadella. O executivo é uma das grandes atrações do Viva Technology 2018, um dos maiores eventos de open innovation do mundo.

Entre os membros fundadores da Station F temos a incubadora da escola francesa de negócios, HEC-Paris. Num espaço de 700 metros, 73 projetos recebem apoia da escola e de uma equipe dedicada para que as ideias floresçam e ganhem escala. O projeto da incubadora tem processos trimestrais de seleção e atualmente somente 6% das 200 candidatas são admitidas. As startups incubadas têm um contrato de 3 meses que pode ser renovado indefinidamente.

Um dos grandes diferenciais do programa é a participação de alumni (alunos graduados) em seções de mentoria, oferecendo a expertise de mercado aos empreendedores. A community manager da incubadora, Claire Baujet, se diz entusiasmada, pois na sua opinião a Station F é o lugar de realizadores “aqui temos pessoas que não se acomodam em só conceber grandes ideias, todos arregaçam as mangas para colocar em prática”.

Esse comprometimento que se respira no campus já trouxe frutos. A startup Recast.AI, uma plataforma de criação de chat bots, foi recentemente adquirida pela gigante do software alemã, SAP. Certamente esse primeiro exit da Station F motiva a todos que frequentam este espaço a continuarem com as mangas de fora. A aquisição tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das iniciativas de machine learning da empresa.

Paris não é mais só grandiosa pela Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Louvre. A Cidade Luz quer ser o berço de novas empresas e a Station F é o melhor exemplo de dinamismo e de integração de atores para que as inovações ganhem vida.

Fonte: Época Negócios

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.