Comércio Editorial

As 10 marcas que mais influenciam os brasileiros

IMAGEM:Courtesy Gremly Media
Google ocupa a primeira posição. Apenas uma marca nacional, a Havaianas, é citada na lista das que possuem grande influência sobre os consumidores brasileiros

Google, Facebook e Samsung. Mais uma vez, as marcas de tecnologia são as mais influentes para o consumidor brasileiro – exatamente nesta ordem.

É o que revela a sexta edição brasileira da pesquisa Ipsos “The Most Influential Brands”, realizada de 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.

De acordo com o levantamento, o Google permanece em primeiro lugar, assim como nos últimos dois anos, seguido por Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube e Netflix.

O ranking com as top 10 inclui ainda duas marcas ligadas a alimentos (Nestlé, 7ª, e Danone, 10ª), uma do setor financeiro (Mastercard, 8ª) e uma única marca nacional (Havaianas, em 9º).

A pesquisa “The Most Influential Brands” avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores.

De acordo com Marcos Calliari, CEO da Ipsos, influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões.

“As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional. Eles não poderiam imaginar suas vidas sem elas”, diz.

O executivo destaca que conseguir algo assim não é tarefa fácil, pois a influência, muitas vezes, não é racionalmente percebida pelas pessoas: ela apenas faz parte da maneira como elas se relacionam com o mundo – desde um produto de consumo rotineiro a uma maneira nova de consumir, cada escolha feita é fruto da influência de algo ou alguém, na opinião de Calliari.

O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores.

A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência.

Em 2017, o desempenho das dimensões no Brasil foi: 35% para Liderança & Inovação, 28% Confiança, 17% Presença, 15% Responsabilidade Social e 5% Engajamento.

“Em um contexto político instável e com a economia em estágios iniciais de recuperação, Confiança adquire ainda mais relevância crescendo pelo segundo ano consecutivo. Com isso, aproxima-se do principal driver de influência, Liderança e Inovação”, afirma.

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou mil pessoas por meio de painel online.

Fonte: Diário do Comércio

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atuo profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas ligadas a nossa rede.
Tenho como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.