Editorial Governo

Prefeitura de SP lança programa para apoiar startups de tecnologia

Estão abertas as inscrições para o SP Stars 2018 – programa de capacitação para empreendedores de startups, promovido pela SP Negócios, empresa vinculada à Prefeitura, em parceria com mentores e voluntários da ZeroOnze, comunidade de startups de São Paulo.

Nessa edição, 40 startups da capital serão selecionadas para um programa de 6 meses de desenvolvimento de negócio, com mentorias individuais com executivos de mercado, workshops temáticos e networking com agentes do ecossistema de startups. Mais 350 empreendedores passaram pelo SP Stars nos últimos anos, tendo sido apoiadas startups como Biva, Cloudia, Descola, Lean Survey, MGOV e Promobit, além de startup internacionais como BusUp (Espanha), Onetray (Itália) e Simpliroute (Chile).

De acordo com o Juan Quirós, presidente da SP Negócios, agência da Prefeitura de São Paulo responsável pelo programa, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras, conectando com os empreendedores com aceleradoras, investidores e grandes empresas. “As startups representam um setor de alto crescimento, colocando São Paulo como o principal hub de tecnologia da América Latina. Com o SP Stars, estamos valorizando o potencial inovador dos empreendedores da cidade, fomentando o desenvolvimento de novos negócios, a atração de investimentos e a internacionalização”, explica.

Destaques do programa

Diversas startups se destacaram ao longo das últimas edições do SP Stars, ao fechar negócios com grandes empresas, atrair investimentos e ter acesso programas de aceleração: “O programa nos ajudou a tomar melhores decisões e alavancou nosso crescimento mensal para 30%, graças a uma rede de contatos excelente, com pessoas abertas e com experiência prática para poder discutir nossos desafios” afirma Enilton Egito, CEO da Webgarage.

Dentre os diferenciais do Programa está a ampla rede de mentores, que conta com mais de 300 executivos, voluntários da comunidade ZeroOnze, de empresas como 99, ACE, Creditas, DogHero, eBricks, Elo7, Guia Bolso, Gympass, Ingresso Rápido, iFood, Liga Ventures, Loggi, Nubank, Redpoint eVentures, Startup Farm, VivaReal, Wayra, dentre outras. Na visão dos empreendedores, essa conexão é fundamental para atingir um rápido crescimento.

“O ponto alto foi o acesso a mentores que já passaram pelos desafios que estamos passando, e que puderam apontar erros que estávamos cometendo. Isso nos fez deixar de gastar dinheiro e tempo em uma estratégia que provavelmente seria um fracasso”, afirma Matheus Bombig, fundador da Invenis.

Para 2018, algumas novidades foram estruturadas como o módulo final de Geração de Leads, voltado para desenvolvimento de negócios para startups com foco no mercado B2B e o SP Stars Academy, jornada de formação empreendedora com workshops sobre acesso a investimentos, marketing digital, growth hacking, vendas, dentre outros.

Ao longo do ano, serão realizadas 480 sessões de mentorias, divididas em encontros mensais realizados dentro de startups e hubs de inovação, como Spaces, Oxigênio Aceleradora, Wayra, Google Campus e CUBO. O Programa é voltado para startups de base tecnológica, com sede na cidade de São Paulo, que: (i) tenham, pelo menos, duas pessoas do time integralmente dedicadas ao negócio; (ii) tenham uma versão do produto lançada, e (iii) estejam em fase operacional, com alguns usuários e/ou clientes que já testaram a versão inicial do produto. Nenhuma contrapartida em participação societária ou propriedade intelectual é exigida das startups apoiadas.

As inscrições podem ser realizadas no site do Programa até 15/04 e as startups selecionadas serão anunciadas em duas chamadas, nos dias 06/04 e 20/04.

Fonte: Startupi

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.