Comércio Editorial TIC's

Totvs leva internet das coisas para varejo

Empresa apresenta novos dispositivos inteligentes e soluções pensadas para reduzir custo, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do consumidor no varejo

O consumidor tem ditado o ritmo da evolução tecnológica. Cada vez mais conectado, ele busca uma experiência digital similar ao que vivencia na vida pessoal. Atenta a isso, a Totvs  está investindo em tecnologias exponenciais como Internet das Coisas para o varejo viver a sua jornada de transformação digital.

Entre os lançamentos, um dos principais destaques é o bemaGo, oferta baseada em internet das coisas (IoT) desenvolvida pela Bematech, empresa do Grupo Totvs. A solução ajuda a qualificar o público e acompanhar o fluxo de visitação de um estabelecimento comercial de qualquer porte. Em tempo real, ela disponibiliza indicadores de quantas pessoas estão no ambiente, qual o sexo e faixa etária delas – informações valiosas para programar campanhas de marketing, ações de relacionamento ou promoções.

Outro ponto importante do bemaGo é que ele já nasceu com o conceito de plataforma aberta, ou seja, pode ser potencializada com mais funcionalidades desenvolvidas pelo ecossistema de software houses, por meio de APIs. As tecnologias utilizadas na solução, também podem ser disponibilizadas como serviço, por fazerem parte da Plataforma bema, uma oferta composta por uma plataforma IoT e dispositivos inteligentes, como, por exemplo, um gateway IoT – equipamento fundamental para concentrar dados de diversas coisas em uma solução IoT.

A Plataforma bema concentra dados de sensores e atuadores e permite sua utilização pelos negócios. Para o seu desenvolvimento foram investidos cerca de R$ 2 milhões e, até o final de 2018, mais R$ 7 milhões serão direcionados à inovação contínua do portfólio de coisas conectadas. É possível contratá-la no modelo PaaS.

Dispositivos inteligentes

Pensando nos negócios B2C, a Bematech criou equipamentos com capacidade de conectividade e serviços na nuvem. Entre os lançamentos estão:

– posGo: pensado para levar mobilidade ao atendimento do cliente e acabar com as filas para pagamento, é um terminal de vendas móvel e portátil, que reúne CPU, tela touch colorida de 5,5 polegadas, impressora térmica e pagamento integrado. Tudo isso, em um único aparelho, com conexão wi-fi, 3G e bluetooth, leitor de código de barras e QR code e sistema operacional Android.

– satGo: o dispositivo que imprime e valida a nota fiscal eletrônica (NF-e) com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado de São Paulo, agora, permite ao lojista acompanhar essa comunicação em tempo real – que é feita via Wi-Fi – com indicadores de uso, apontamento de cupons emitidos ou inconsistentes. Além da integração com a nuvem da Totvs para fazer a custódia das informações, conforme o prazo determinado pela legislação.

Digitalização democrática para micro e pequeno negócio

A linha Bemacash, formada por software e hardware integrados, possibilita ao dono de um pequeno ou micro negócio ter apenas um parceiro tecnológico e recursos prontos para fazer o estabelecimento funcionar, mesmo sem vivência anterior em administração.

A mobilidade também otimiza a operação e o empreendedor acessa as informações gerenciais em qualquer hora e lugar. Além disso, a tecnologia oferece uma experiência de compra ágil e moderna ao consumidor final, uma vez que a venda pode ser finalizada em qualquer ponto do estabelecimento usando o tablet. Entre os destaques desse portfólio estão:

– Bemacash Bar e Restaurante: gestão das mesas e do balcão de um estabelecimento alimentício totalmente automática. Também conta com controle de estoque, meio eletrônico de pagamento e total atendimento às legislações ficais.

– Bemacash Start: é o menor ponto de venda do mercado, contemplando todas as necessidades em um aparelho pequeno e móvel equivalente a uma máquina de cartão, porém em Android. Ou seja, em uma solução única, o cliente obtém o software, hardware e pagamentos necessários para gerenciar as suas vendas e o seu negócio. A parceria com a adquirente Stone viabiliza os pagamentos com cartões de crédito e débito integrados à demais funcionalidades.

Experiências digitais para o cliente do cliente

Os médios e grandes estabelecimentos de alimentação também estão amparados por tecnologias modernas e intuitivas, entre elas, o Totvs Chef, software de gestão inteligente criado especialmente para esse segmento. Entre as suas funcionalidades destacam-se o autoatendimento que permite ao cliente escolher e pagar os seus pedidos sem interagir com atendentes, usando um Pinpad; a comanda eletrônica com pagamento móvel para dar mais velocidade no atendimento aos consumidores, que não precisam se dirigir a um caixa convencional e o cardápio digital que envia, direto de um tablet na mesa, os pedidos para cozinha.

“Entendemos que inovações como mobilidade, IoT, computação em nuvem e dispositivos inteligentes têm potencial para impulsionar a operação de uma empresa com redução de custos, aumento de produtividade e impactando diretamente na experiência do cliente final. Por isso, investimos para levar soluções inovadoras que simplifiquem o mundo dos negócios e apoiem na transformação digital”, afirma Eros Jantsch, CEO da Bematech e vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da Totvs.

Fonte: IT Fórum 365

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atuo profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, hoje somados são mais de 400 mil pessoas ligadas a nossa rede.
Tenho como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.