Cultura empreendedora Editorial Especiais Governo Indústria Serviço TIC's

Startup Weekend: 75 participantes e dez negócios desenvolvidos em 54 horas.

Construir um negócio em apenas 54h, esse é o desafio do Startup Weekend!

A junção de agronegócio e tecnologia foi o tema da segunda edição do Startup Weekend Campo Grande que aconteceu nos dias 10,11 e 12 de novembro na UFMS. O objetivo é reunir empreendedores, entusiastas, designers e programadores para a criação de soluções tecnológicas voltadas ao mercado agropecuário no estado.

Ainda na sexta-feira, os participantes apresentaram 33 ideias de projetos de Startups que foram colocadas em votação. As 10 mais votadas foram desenvolvidas com o auxílio de mentores especializados ao longo do final de semana. No domingo, todos os grupos apresentaram seus negócios através do ‘pitch’ para uma banca avaliadora, composta por empresários locais e especialistas no assunto.

As ideias de negócios foram desenvolvidas por 75 participantes nesta edição do Startup Weekend, a segunda realizada este ano em Campo Grande. Um aplicativo que utiliza visão computacional para identificar se o boi está no ponto de abate, evitando prejuízo e aumentando o lucro do pecuarista, foi escolhido como a melhor ideia do SW (AcaBoi). O segundo lugar ficou com a startup MensuFish, que utiliza a visão computacional através de um sistema de redes para a medição e pesagem dos peixes em um tanque, podendo assim determinar a quantidade de ração a ser colocada nos tanques e o momento certo de retirada dos peixes.

A Meat Sale, premiada como terceira colocada no evento propõe uma plataforma para facilitar a compra de carnes para churrascarias e restaurantes. Teve ainda a menção honrosa, que ficou com a galera da Agripixel, que desenvolveram um software para a contagem de plantas em grandes áreas (geralmente florestas extensas), através de imagens capturadas por drones ou VANT. Também foram desenvolvidas as Startups: FarmTour, Agrifilter, Focos, Automatech, Agro Certo e Agro Network.

A competição é fator estimulante, mas o objetivo do evento não é desenvolver negócios, mas sim os próprios participantes e o espírito empreendedor deles. Vários mentores destacaram que, o que foi realizado em apenas um final de semana, por vezes demora seis meses no mundo dos negócios. E é essa experiência que o Startup Weekend propõe.

E pelo sorriso no rosto do pessoal, e a animação que pendurou até o ultimo minuto, mesmo com noites mal dormidas e de planejamento e programação das ideias, podemos dizer com certeza que o resultado foi show!!!

Fonte: Pantanal Incubadora Mista de Empresas

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.