Editorial Governo TIC's

Prefeitura de Maringa lança primeiro Edital de Fomento à Inovação

A Prefeitura de Maringá lançou nesta semana um edital que visa fomentar a inovação nos processos de criação e desenvolvimento específicos de novas startups, empresas emergentes de base tecnológica que buscam por um modelo de negócio inovador.
Os ítens do edital, que faz de Maringá a primeira cidade do país a lançar um chamamento público para essa finalidade, foram apresentados na noite da última terça-feira, 22, no Teatro Calil Haddad, pelo diretor de Inovação Tecnológica da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Franz Wagner Dal Belo, durante a abertura da 5ª edição do TICNOVA 2017.
A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Ulisses Maia e pelo secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto.
Durante a cerimônia de abertura do evento o prefeito Ulisses Maia foi homenageado pelo Arranjo Produtivo Local de Software de Maringá e região (APL de Software) por ter contribuído desde o início do processo de organização e solidificação do ecossistema de Tecnologia da Informação.
Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do sul do país, o TICNOVA 2017 prossegue até esta quinta-feira, dia 24. O encontro reúne empresários, profissionais, professores, pesquisadores e acadêmicos do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de todo o Brasil.
Primeira na criação
De acordo com o diretor Dal Belo, o governo do Estado de São Paulo já lançou um edital parecido, porém, o modelo paulista foi criado para fomentar as startups já estabelecidas, enquanto a proposta maringaense é para a criação e desenvolvimento de novas empresas de inovação e tecnologia. “Neste primeiro momento a Prefeitura está lançando seis demandas para que as startups desenvolvam e testem soluções para questões do dia a dia nas áreas das secretarias da Mulher, Educação, Saúde, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Procon e Cultura. Depois de parecer técnico, a ideia considerada viável será absorvida pela Prefeitura na busca pela melhor solução apontada”, explica, destacando que “enquanto a comunidade se torna parceira para adequar soluções, a empresa também poderá vender a ideia para outras organizações”.
Neste primeiro edital, a Prefeitura busca solução para questões como diminuir ou até mesmo zerar os índices de ausência em consultas especializadas de saúde; como melhorar a comunicação entre os pais e a escola; como melhorar o atendimento ao munícipe de forma rápida; como prevenir casos de violência e agressão doméstica contra mulheres; como melhorar a interação entre empresas e trabalhadores orientados pela agência do trabalhador e como melhorar a divulgação das atividades de arte, cultura e lazer do município.
Os detalhes do primeiro edital estarão disponíveis no Diário Oficial do Município a partir desta sexta-feira, 25, e no site da Prefeitura a partir de segunda-feira, 26.
O prazo para apresentar as propostas de solução vai de 1º de setembro a 31 de outubro.
Mais informações: (44) 3221-1333 / 1365 (Seide)

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.