Editorial TIC's

Adeus China, saiba para onde a Apple vai mudar 25% da produção do iPhone

A Apple começou a montar alguns de seus dispositivos na Índia e no Vietnã há alguns anos, reduzindo lentamente sua dependência da China. O gigante de Cupertino está agora se preparando para tornar as duas nações principais centros globais de fabricação, de acordo com analistas do JP Morgan.

Em um relatório enviado aos clientes na quarta-feira, analistas do JP Morgan disseram que a Apple transferirá 5% da produção global do iPhone 14 para a Índia até o final de 2022 e expandirá sua capacidade de fabricação no país para produzir 25% de todos os iPhones até 2025.

O Vietnã, por outro lado, contribuirá com 20% de todas as produções do iPad e Apple Watch, 5% do MacBook e 65% dos AirPods até 2025, disse o relatório.

A Índia atraiu investimentos da Foxconn e Wistron nos últimos anos, oferecendo subsídios lucrativos à medida que Nova Délhi se move para tornar o país um centro de manufatura. A presença de gigantes da produção estrangeira, juntamente com “amplos recursos trabalhistas e custos trabalhistas competitivos”, tornam a Índia um local desejável, disseram os analistas.

A rival da Apple, a Samsung, identifica a Índia como um importante centro de fabricação global e montou uma de suas maiores fábricas no país. A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi, que atualmente lidera o mercado, assim como suas rivais Oppo, Vivo e OnePlus também montam localmente vários de seus aparelhos no país.

O Google também planeja transferir parte da produção de smartphones Pixel para a Índia , informou recentemente o The Information. A empresa, que pulou o envio de modelos emblemáticos na Índia por duas gerações, disse na quarta-feira que lançará os próximos modelos Pixel 7 na Índia.

Mesmo com a Apple comandando uma pequena fatia de mercado na Índia, a fabricante do iPhone ampliou seu investimento no país nos últimos cinco anos. Ela abriu sua Apple Store online no país há dois anos e compartilhou publicamente que está trabalhando para lançar sua primeira loja física no país .

Atualmente, a Foxconn tem mais de 20.000 operadoras em seu negócio de montagem de iPhones na Índia, em comparação com 350.000 delas na China, estimaram os analistas.

“A cadeia de suprimentos do iPhone da Índia historicamente fornece apenas modelos legados. Curiosamente, a Apple solicitou que os fornecedores de EMS fabricassem modelos do iPhone 14/14 Plus na Índia no 4T22, dentro de dois a três meses após o início da produção na China continental. O intervalo muito mais curto implica a crescente importância da produção da Índia e provavelmente maiores alocações de iPhone para a fabricação da Índia no futuro”, acrescentou o relatório.

“Acreditamos que a Apple só produz modelos iPhone 14/14 Plus na Índia agora devido ao alinhamento mais complexo do módulo de câmera da série iPhone Pro (feito por fornecedores de EMS) e maior demanda do mercado local pela série iPhone 14 (economia de impostos). Esperamos que o volume comece pequeno no 4T22 (~ 1 milhão de unidades por mês, ou 5% do volume total do iPhone).”

No “curto prazo”, China e Taiwan continuarão ganhando participação de mercado devido a melhores estruturas de custos, disseram os analistas.

“Os fornecedores de EMS de Taiwan, especialmente Pegatron e Wistron, são mais seletivos e priorizam a lucratividade enquanto se concentram em novas áreas, como EVs e servidores. Hon Hai continua sendo o principal parceiro de EMS para iPhones e deve se beneficiar da mudança para a Índia”, disse o relatório.

“A participação da produção baseada na China continental deve oscilar para fornecedores locais, enquanto o EMS taiwanês mantém uma vantagem na Índia. No Vietnã, esperamos que a participação seja dividida entre o EMS taiwanês e o chinês continental.”

Fonte: TechCrunch

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.