Editorial TIC's

Americanas S.A. adquire a Skoob, maior plataforma digital literária do País

A aquisição possibilitará oferecer mais conteúdo aos clientes, além de ampliar o efeito de rede e a recorrência de compra na plataforma digital da Americanas S.A. Valores não foram revelados.

A Americanas S.A. adquire a Skoob Books 3D Serviços de Internet Ltda. (“Skoob”), a maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país, com mais de 8 milhões de usuários em sua rede social. A transação foi realizada por meio da IF Capital Ltda., motor de inovação e aquisições da Americanas S.A.. A operação está em linha com o objetivo da Companhia de oferecer a melhor experiência de consumo omnichannel do Brasil, engajando os clientes com ainda mais conteúdo e gerando efeito de rede, com a conexão de milhões de leitores e consumidores a fornecedores e lojistas parceiros da plataforma digital da Americanas S.A..

Lançada em 2009, a Skoob proporciona experiência literária digital, por meio de uma plataforma que oferece diversas funcionalidades. Entre elas, está uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a resenhas e avaliação de obras, além de interação entre leitores, editoras e autores. A plataforma e o app permitem interatividade com outras redes sociais e sites de e-commerce, através de um programa de afiliados.

Tese de Investimento

Os mais de 8 milhões de skoobers – como são chamados os usuários da plataforma – estão, majoritariamente, na faixa etária de 16 a 34 anos e já realizaram mais de 45 milhões de avaliações (reviews) de obras na plataforma. Os reviews funcionam como alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros. Este segmento do e-commerce brasileiro se destaca como porta de entrada de novos clientes, com um CAC (custo de aquisição de cliente) 3,6 vezes menor que a média e uma frequência de compra 50% maior que a média.

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas S.A. para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. A Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores frequentes. A consequência é o alcance de novos clientes e o aumento da recorrência de compras no nosso e-commerce – que já conta com mais de 49 milhões de clientes ativos -, expandindo o nosso alcance e beneficiando todo o ecossistema”, afirma Márcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A..

O investimento da Americanas S.A. no mercado literário – segmento que já vendeu quase 32 milhões de exemplares entre janeiro e agosto deste ano e registrou crescimento de 40% no mesmo período* – também está em linha com uma atuação já ativa da Companhia nos campos da cultura e da educação, em projetos sociais como Livros nas Praças e a participação em Bienais de Livro, por exemplo. “Assim, vamos praticando o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”, complementa Marcio.

Americanas S.A. Comunicado ao Mercado

A Americanas S.A. (“Americanas”) comunica que sua subsidiária IF Capital Ltda., motor de inovação da Companhia, celebrou, nesta data, contrato para aquisição da Skoob Books 3D Serviços de Internet Ltda. (“Skoob”), a maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país.

Lançada em 2009, a Skoob proporciona experiência literária digital, por meio de uma plataforma que oferece diversas funcionalidades. Entre elas, está uma biblioteca virtual, que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a resenhas e avaliação de obras, além de proporcionar interação entre leitores, editoras e autores.

A plataforma

A Skoob possui mais de 8 milhões de skoobers, como são chamados os usuários da plataforma, os quais já realizaram mais de 45 milhões de avaliações (reviews) de obras. Os reviews são importantes alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros, segmento do eCommerce brasileiro que se destaca como porta de entrada de novos clientes, com um CAC (custo de aquisição de cliente) 3,6 vezes menor que a média, além de possuir uma frequência de compra 50% maior que a média do setor.

A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes, potencializando o engajamento, a recorrência e o alcance de novos clientes. Essa estratégia está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas.

A Americanas esclarece que a operação foi realizada por meio de sua subsidiária, a IF Capital Ltda., não havendo, portanto, incidência dos procedimentos descritos no art. 256 da Lei 6.404/76. Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2021. Miguel Gutierrez Diretor de Relações com Investidores Leia mais em americanas 15/09/2021

Fonte: Fusoes&Aquisições

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.