Cultura empreendedora Editorial Governo Serviço

Universidade, consultorias de empreendedorismo e RH se unem para recolocação de profissionais acima dos 50

Ao mesmo tempo em que a expectativa de vida dos brasileiros aumenta, maiores são as dificuldades dos profissionais acima dos 50 anos se manterem e se recolocarem no mercado de trabalho. Segundo o estudo “Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil”, da consultoria PwC e da Fundação Getulio Vargas (FGV), apenas 1% dos cargos em mais de uma centena de empresas no país são ocupados por pessoas com mais de 65 anos. Diante desse cenário, o Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) acaba de lançar o programa Empreendedor Sênior, que apoiará esse público a se reinventar e se recolocar ao mercado.

De acordo com o Alfredo Laufer, do Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) e coordenador do programa, a iniciativa tem como objetivo quebrar paradigmas, desenvolvendo habilidades criativas e inovadoras em pessoas maduras (entre 50 e 80 anos), dando todo o suporte para que eles retornem suas atividades profissionais.

“O Programa é um excelente exemplo de como a união entre universidades, consultorias de empreendedorismo e de RH podem impulsionar encontros entre profissionais maduros com desejo de serem úteis à sociedade, contribuindo para aumentar a competitividade dos centros de ensino e empresas”, explica Laufer.

Segundo ele, o programa, que conta com o apoio da PUC-Rio e da sua incubadora de empresas, o Instituto Gênesis, é totalmente gratuito e criará um banco de dados de profissionais com larga experiência ou aposentados para que possam ser reinseridos em empresas e startups como estagiários seniores, consultores ou colaboradores em projetos acadêmicos.

“Esse banco de dados será apresentado e ficará disponível para empresas que tenham interesse em serem “patrocinadoras” desses profissionais e assim poderem contar com todo o Know How e experiência de mercado que eles possuem”, diz.

Ao entrar no programa, o profissional terá acesso a rodas de conversa para que possa não só adquirir novos conhecimentos como desenvolver e/ou aprimorar suas habilidades.

“Cada caso será analisado de forma única com o objetivo de detectar as habilidades do profissional e em qual oportunidade ele melhor se encaixará”, diz Fernanda Pina, responsável pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sênior (PICT Sênior), da PUC Rio, que deu origem ao programa “Empreendedor Sênior” e já vem ajudando esses profissionais experientes.

Os encontros serão realizados na sede do Instituto Gênesis da PUC-Rio, localizado na Gávea, no Rio, e os interessados podem se inscrever no site https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa—como-recomecar__538130 ou pelo telefone (21)3527-1371. Já as empresas que quiserem participar do programa devem entrar em contato por Alfredo.laufer@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.