Cultura empreendedora Editorial Serviço

Essa aversão ao diferente te impede de evoluir

A pergunta é objetiva, sem truques ou táticas para te vender nada, além de conceito.

Como é perturbador ter que falar diariamente com dezenas de pessoas, olhar centenas ou milhares passando – como uma boiada – à sua frente. E nem ter a capacidade de olhar para os rostos. Não, nós não temos. A gente passa os olhos e vê borrões de pessoas, sem saber nada sobre elas, porque simplesmente não interessa. E o que estamos ganhando com isso?

Sem comentar o convívio perturbador com o WhatsApp + família problemática (qual não é?) + amigos frios e distantes, que são preguiçosos e não convidam para fazer nada de interessante ou ousado.

E você não pode apertar o botão do pânico (o do foda-se) e sair andando por aí. Porque não funciona assim a vida adulta!

Essa capacidade de ter consciência sobre sua individualidade, criando dentro de você a necessidade de atuação coletiva, conectada a outras pessoas é o que nos separa das espécies dominadas pelo homem (ou seja, por nós).

Os polegares que nos fizeram evoluir tanto… Hoje, usamos para escrever no smartphone. Baita evolução, hein!

E sobre o trabalho? Nem vamos comentar, porque tá baixo nível e já estamos sendo substituídos por máquinas, que faz trabalhos repetitivos melhores do que nós. Se essa é sua realidade, ‘vai fazer algo que use cabeça ou artesanato, porque isso robôs não conseguem fazer’, me ensinou o futurista Lawrence Chung Koo, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP.

Usando ainda mais essa cabeça, informo que é possível, sim, selecionar melhor quem está e ficará à sua volta, nos próximos tempos. Desnecessário se afastar ou se isolar do mundo, porque “tá corrido”. Abortei da minha vida essa curta ideia de eu “não tenho tempo”. Você não tem é organização do tempo e nem deve ter agenda eletrônica para usar a tecnologia a seu favor e te avisar o que fazer, já que você marcou compromissos. Google Agendas, recomendo.

Outra ferramenta para baixar é o Mapa dos Relacionamentos, que deixo gratuitamente para quem quiser utilizá-la a formar redes de relacionamentos qualificadas, com foco em vida pessoal, carreiras, negócios, reputação e para formação de clubes e confrarias. Descobrirá os seus valores pessoais do momento e quem você já corresponde às suas visões de mundo. O mapa organiza sua network em poucas horas, entregando nomes e interesses reais de seus relacionamentos valiosos.

Ah, importante comentar que você poderá reconhecer e colaborar de diversas formas com quem ajuda em sua evolução pessoal, social e profissional.

Selecionadas as pessoas? Esse é um bom momento de criar uma atmosfera ideal para nutrir esses relacionamentos. Um clube ou uma confraria temática podem ajudar nesse caminho. Se somos seres ritualísticos, então, mesmo local, dia e horário devem ser regras, para criar ambiente de confiança e conexão maior entre os integrantes. Comes, bebes… E a partir daí é atender os interesses que mapeou e combinou com cada uma das pessoas.

Se quiser se aprofundar no tema, estou à disposição: relacionamento@comunicarbem.com.br

GRATUITO: Aproveite e faca um Diagnóstico de Reputação e Negócios com a Comunicar Bem. Você receberá retorno em poucas horas.

Até o próximo artigo! e curtiu o tema, deixa mensagem aqui embaixo e compartilha as ideias com suas redes.

* Por Thiago Ermano e com foto cedia pela Deposit Photos

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

1 comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.