Editorial Editorial Governo TIC's

IBM e FAPESP investem US$ 10 mi na criação de Centro de IA do Brasil

Com financiamento de longo prazo – mínimo 2 e máximo 10 anos – IBM e FAPESP reservarão, cada uma, até USD 500 mil por ano para implementar o programa, que contará com avaliações periódicas das atividades do Centro.

A IBM e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) fecharam um acordo para a criação do mais avançado Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil. As pesquisas serão endereçadas a diferentes segmentos do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde, com o objetivo de fomentar avanços científicos significativos sobre o potencial da IA.

A parceria reunirá o conhecimento de cientistas, professores e estudantes para a realização de pesquisa e projetos conjuntos. O Centro de IA também será o primeiro da América Latina a fazer parte do IBM IA Horizons Network (IAHN), criado em 2016 para promover a integração e colaboração entre as principais universidades do mundo, estudantes e pesquisadores da IBM comprometidos em acelerar a aplicação de IA a alguns dos maiores desafios globais, como assistência médica, processamento e reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e tecnologias relacionadas.

IBM e FAPESP também anunciam uma chamada de propostas para que grupos de pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa possam apresentar projetos e ideias para tornarem-se parceiros na formação do Centro.

A Universidade selecionada irá conferir um aumento no valor investido pela IBM e FAPESP e será responsável pelas instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o centro, entre outros. As propostas selecionadas serão anunciadas até abril de 2019 com foco em diversas áreas, incluindo:

• Algoritmos de IA: desenvolver algoritmos avançados para expandir as capacidades de aprendizado de máquina e aprendizado profundo (deep learning); criação de sistemas de IA que possam se beneficiar do aprendizado robusto e contínuo, capazes de resolver problemas complexos.

• Aplicações industriais de IA: desenvolver novas aplicações para uso profissional em indústrias como agronegócio, recursos naturais, meio ambiente e finanças.

• Representação Profunda do Raciocínio e Conhecimento: tratar o desafio de criar sistemas de IA com o mais alto nível de raciocínio (linguagem natural, dados estruturados, lógica, matemática e programação) para aprimorar a capacidade de tomada de decisão, especialmente em problemas industriais.

• IA em português: acelerar a disponibilidade de sistemas de IA que operem no idioma português para que possam ler, processar, conversar e falar em português. 

IA para o Bem: explorar como a IA pode prover benefícios econômicos e sociais de maneira holística para uma quantidade maior de pessoas, países e empresas. O centro estudará as implicações econômicas da IA e investigará como a IA pode melhorar a prosperidade e ajudar os indivíduos a conquistarem mais em suas vidas.

Propostas

A chamada de propostas para o Centro de IA está aberta para Universidades e Institutos de Pesquisa interessados, que podem enviar suas propostas para receber as instalações do novo centro. Todas as propostas serão revisadas por especialistas internacionais e deverão ser apresentadas em Inglês.

As propostas serão enviadas à FAPESP e serão distribuídas aos revisores escolhidos conjuntamente pela FAPESP e pela IBM, com conhecimento na área do Centro de Pesquisa. A data final para a submissão das propostas para a FAPESP é 15 de abril de 2019. Todas as instruções estão disponíveis e no site da instituição.

Fonte: TI Inside e Fapesp

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.