Agronegócio Comércio Editorial Governo Indústria TIC's

Poli/USP inaugura Centro de Ciências de Dados em parceria com Itaú Unibanco. Nasce o Laboratório ˂c²d

Espaço tem como objetivo fomentar pesquisa e promover intercâmbio de informação entre iniciativa privada e universidade

A Escola Politécnica da USP inaugurou acaba de inaugurar o Centro de Ciências de Dados, espaço destinado a estudantes e professores. O projeto foi realizado em parceria com o Itaú-Unibanco. O centro científico tem objetivo de fomentar a pesquisa no setor de arquitetura de dados, analytics e inteligência artificial e aproximar os profissionais do banco dos jovens estudantes da USP — tudo isso para promover um intercâmbio de informação entre iniciativa privada e universidade.

Com o objetivo de aprender na prática levando problemas cotidianos das empresas para os estudantes. Existe grande escassez de mão de obra altamente especializada nessa área Com o novo espaço, o Itaú Unibanco espera descobrir jovens profissionais para integrar seu time. O banco irá patrocinar bolsas de mestrado e doutorado para cursos voltados à engenharia de dados e promover o debate entre jovens pesquisadores e profissionais renomados do mercado visando trazer vantagens competitivas.

Parceria com MIT

O Itaú Unibanco também firmou parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), e com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Este mês, inclusive, o banco tornou-se membro do FinTech@CSAIL, laboratório de tecnologia financeira do MIT. Nove outras empresas também são co-fundadoras do centro, entre elas a startup Alibaba, a Ripple (de tecnologia de pagamentos) e a Nasdaq, bolsa de valores dos EUA.

Fonte: Giancarlo Pereira, Pesquisador Sênior/FGV

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.