Cultura empreendedora Editorial Editorial Serviço

2019: Precisamos (re)criar uma nova realidade

Precisamos de tempo para reflexão. Controlar o tempo, as ações e os resultados de tudo que buscamos em nossas vidas demanda organização mental e física. Uma gama de tarefas nos faz enlouquecer e perder o controle do que é “bom ou mau” para nós. Você sabe medir os relacionamentos, os resultados e as evoluções?

  • Começando com Pessoas – a nossa felicidade está cada vez mais atrelada a muita gente. Família, parentes, amigos, líderes, políticos e outros grupos. Nossa vida é nossa, até que precisemos do outro. Aí nossas teorias caem por água abaixo. Somos seres que vivem em redes de relacionamentos; tribais, que precisam ‘testar-se’ socialmente o tempo todo. Quais tribos você participa, atualmente?
  • O tempo mudou o Mundo – falo do tempo entre o dia que você nasceu aos dias (confusos) atuais. Valores são fundamentais para entendermos quem somos (ou estamos) nesse período. E, talvez, aquilo que tenha aprendido com vovó e mamãe já não faça totalmente sentido. Que tal reciclar os valores e se adaptar, reduzindo as dores dos novos tempos?
  • Crise nas Profissões – com o advento da Inteligência Artificial, iOT e o avanço dos mecanismos tecnológicos, muitas profissões estão sofrendo profundas transformações no formato – e também na lucratividade financeira. Mudar o mindset é necessário para compreender as novas habilidades que precisa desenvolver para manter-se atualizado no mundo da cerreira e dos negócios. Atualmente, quais habilidades está ofertando às empresas?
  • Continuando com Pessoas – desespero, ressaca e êxtase. É assim que vivemos no século XXI. Por isso, selecionar bem com quem você vai compartilhar suas energias, recursos e emoções se tornam ações vitais para manter relacionamentos saudáveis, que colaborem para sua evolução pessoal e profissional. Como você tem selecionado as pessoas ao seu convívio?
  • Acalmando a Mente – sem cuidar das químicas que circulam no nosso corpo fica inviável manter-se saudável no mundo atual. Remédios, drogas, consumo… muitas formas são utilizadas para aliviar o stress. Mas o problema é que o cérebro humano ainda é primitivo e sofremos muitos ansiedades por isso. Para manter a ‘paz interior’, aprender a respirar e inspirar é fundamental a uma mente sadia. É pela respiração correta e exercitada que os nervos e músculos funcionam o mais próximo do natural. Yoga, artes marciais e esportes ajudam nesse contexto. Quais técnicas você utiliza para ajudar seu cérebro e corpo a respirarem?
  • Concluindo com Pessoas – dar nova perspectiva às suas relações sociais e profissionais são possíveis. Família vem conosco, mas escolhemos com que conviver (ou não). Amigos você escolhe – e empregos também. Sabendo disso, planejar o futuro e criar formas de estar presente na vida das pessoas é o objetivo para quem quer criar seu próprio universo, sua própria realidade. Existem técnicas de networking para gerir redes de pessoas e indico o Mapa dos Relacionamentos, criado pela Comunicar Bem. E quais técnicas você utiliza para atrair quem tenha sinergia com sua visão de mundo?

Espero que as dicas, acima, tenham sido úteis. Se gostou do tema, deixa seus comentários. E se quiser bater um papo sobre esse assunto, pode entrar em contato comigo. Até o próximo artigo!

Sobre o autor

Thiago Ermano

Thiago Ermano – Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para a criação de redes empreendedoras e o desenvolvimento de ecossistemas de startups. www.comunicarbem.com.br

2 comentários

Clique aqui para comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.