Taxa de R$15 dos Correios que foi implementada para todo e qualquer produto importado (independente do valor ou se foi tributado ou não pela Receita Federal), irritou muitos brasileiros, e com razão.
A estatal, que está sendo investigada pelo PROCON, que tem sido criticada por nossos leitores por causa do péssimo serviço, mexeu não só no bolso do consumidor brasileiro com essa novidade, mas também, no das varejistas chinesas.
Sabemos que importação de produtos vindos da China é algo que tem chamado a atenção de muitos por aqui, especialmente por causa do custo-benefício – porém, a nova taxa dos Correios acabará desencorajando diversos consumidores.
Produtos que custam R$5 como, por exemplo, maquiagens, roupas, acessórios e diversos outros, acabarão tendo uma procura menor, mediante à taxa que equivale a 200% do valor de um item com esse preço.
Esse cenário, somado ao longo prazo de entrega e possibilidade de extravio ou roubo, terá grande impacto negativo nas vendas.
Sites gigantescos como, por exemplo, o Wish, estão cogitando uma mudança de estratégia caso tenham suas vendas prejudicadas; eles deixarão de investir no Brasil (que atualmente é um dos de maiores mercados do Wish), para focar em outros países.
O dinheiro público deveria financiar melhorias nos serviços dos Correios, mas em vez disso, precisamos pagar taxas extras para ter uma suposta melhora – parando para pensar, isso não seria pagar duas vezes pela mesma coisa?
Fonte: TudoCelular.
Adicionar comentário