Editorial Indústria

Empresa cria versão on demand de plataforma para leilão de energia

ClicBid, da Paradigma Business Solutions, permite que agente possua autonomia para comprar e vender sua energia

Buscando atender ao modelo de negociação de energia conforme a dinâmica e necessidade do setor, a Paradigma Business Solutions lançou uma plataforma 100% online e on demand para a contratação dos eventos de leilão de energia. A empresa disponibilizou o ClicBid, como um canal adicional de negociação de energia da plataforma de leilão inteligente Paradigma WBC Energy, em duas modalidades: Smart e 2Gether. Por meio da plataforma, os clientes podem comprar, vender e realizar SWAPs de energia em um sistema amigável e compatível com todas as exigências do mercado. Os agentes possuem total autonomia para realizar toda a operação do leilão na modalidade Smart ou optarem por um acompanhamento com a expertise de 20 anos da Paradigma na modalidade 2Gether. Além disso, a empresa oferece, para ambas modalidades, um mailing qualificado e focado no setor para auxiliar na divulgação do leilão com mais de 2.500 contatos.

O produto foi planejado a partir do conceito de Energy Trade 360°, que possibilita aos agentes a facilidade na tomada de decisão, com o apoio de soluções que atendem todo o ciclo de negociação e que proporcionam segurança em diferentes modalidades. Entre os benefícios, auxilia na identificação do tipo de fonte energética, prazos dos contratos, proteção a riscos em relação à ocorrência da variação de preços, e custos com a transmissão e entrega da energia. Apenas em 2017, a plataforma Paradigma WBC Energy transacionou 6.504.818 megawatts hora, com um volume negociado equivalente a R$ 1,6 bilhões.

Leilões 100% online on demand

Na modalidade Smart, o agente pode realizar o leilão com total autonomia, acessando a plataforma com um login e senha próprios, com o auxílio de vídeos demonstrativos e que também possuem a função de treinar o usuário em todas as ações que for tomar com o apoio da ferramenta. Também são disponibilizadas informações relevantes do leilão, edital, cronograma e termo de adesão e relatórios com dados pós-evento.

Na 2Gether, o agente conta com a gestão e operação do leilão pela Paradigma. Além dos benefícios oferecidos na modalidade Smart, nesta versão conta ainda com o treinamento e realização de cadastramento dos proponentes e parametrização do leilão, com apoio operacional e técnico para auxiliar o acompanhamento das ações dos participantes do leilão e das informações geradas a partir dele.

Pioneirismo e experiência

Quando ocorreu o apagão no Brasil, em 2001, a Paradigma desenvolveu a plataforma de negociação para a realização de leilões, usada desde então pela bolsa de valores de São Paulo para gerir a oferta e demanda de energia, consolidando o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor. A plataforma Paradigma WBC Energy é utilizada em todos os megaleilões coordenados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Visando a troca de experiências para pesquisa, inovação e desenvolvimento acadêmico no segmento de energia, a Paradigma e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), firmaram em 2016 um acordo de cooperação universitária para ajustar o conteúdo à realidade do mercado. Além da oferta de vagas de estágio, a empresa disponibiliza para o instituto licenças de uso da plataforma Paradigma WBC Energy, que auxilia na administração dos contratos de energia e na gestão de seus negócios, com base nas flexibilidades, sazonalidades, modulação, ajustes de balanço, contabilizações e simulações do comportamento de cada cliente.

Sobre a Paradigma Business Solutions
Fundada em 1998 em Florianópolis, a Paradigma Business Solutions atua no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É pioneira em tecnologia no desenvolvimento de soluções digitais para gestão de negócios em compras públicas, setor privado (SRM – Supplier Relationship Management) e energia (ETRM – Energy Trading and Risk Management), atendendo mais de 300 projetos para organizações privadas e do setor público. Seu centro de tecnologia está baseado em Florianópolis, enquanto o centro de negócios está localizado em São Paulo. Mais informações em: www.paradigmabs.com.br

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.