Cultura empreendedora Editorial Editorial Serviço

Sabe medir quanto valem os seus relacionamentos?

Relacionamentos valem muito mais do que apenas dinheiro

Precisamos nos conscientizar de que a saúde e o bem-estar só são atingidos quando estamos bem fisicamente, emocionalmente, mentalmente e com paz interior. E sabemos que nem sempre é possível nos manter nesse estado de ‘felicidade’ e satisfação, por vários motivos. Talvez, o mais importante seja a qualidade dos relacionamentos que carregamos. E vou te provar isso, com esse artigo!

Quem realmente me ajuda? Quem só ocupa espaço em minha vida? E quem tem prejudicado meus planos? Já fez essas análises?

Novo Método – Após anos de estudos, muita leitura e entrevistas com grandes especialistas em network/relacionamentos, acabei por desenvolver uma ferramenta capaz de ajudar a identificar quem está alinhado aos nossos valores, propósitos e necessidades. Com alguns questionamentos é possível que identifiquemos quem pode colaborar para nossa carreira, negócios, reputação e vida. A métrica é simples, e verá no final desse artigo a análise desses três pontos: Otimização de Tempo x Pessoas que podem colaborar x Recursos a serem investidos.

A pergunta que me fiz é: Quanto valem meus relacionamentos? Há pouco mais de 15 anos busquei em uma experiência pessoal expectativas de que era possível conseguir formar grupos de amigos e pessoas de meus interesses – como espécies de “clubes” pessoais. E deu certo!

Depois de observar a fragilidade das relações entre pessoas que cresceram juntas, mas se tornaram estranhas, sem efetivamente fazerem partes umas das vidas das outras, percebi que os valores pessoais de cada um tem a ver com o centro dessas amizades. E foi esse o ponto de partida para uma investigação longa, que culminaria em uma Metodologia criada e aplicada pela Comunicar Bem.

Validação Científica – Precisava garantir que o método criado se tornasse ciência, e descobri em estudos acadêmicos no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra as provas que faltavam para comprovar a eficiência social, emocional e profissional dessa ‘fórmula’.

Me deparei com a mais longa pesquisa sobre felicidade da história dura, que já dura mais de 75 anos, e comprova que selecionar as pessoas com quem você conviverá é fundamental para se se conquistar o real bem-estar. Desde 1938, de dois em dois anos, os médicos fazem exames médicos, entrevistam os/as candidatos/as e entrevistam suas famílias – inclusive, um foi presidente dos Estados Unidos!

“O grau de satisfação nas relações é o que determina a longevidade e felicidade”, afirma o quarto da equipe, o Pesquisador e Psiquiatra Robert Waldinger. Ou seja, ter poucos e bons relacionamentos vale mais do que ter dinheiro e fama, indica o estudo de sete décadas.

Descobri com pesquisadores que pessoas que mantêm relações de confiança com o outro preservam mais o cérebro e conseguem manter o bom humor por mais tempo – mesmo diante de adversidades – pois podem contar com a amizade. Já as que não confiam em ninguém… tem um declínio de memoria mais precoce, como garantem diversos estudos de Harvard e Yale.

Metodologia para usar – Agora, você pode testar e descobrir se as pessoas que estão à sua volta colaboram, estão “paralíticas” em sua vida ou se realmente estão te sugando. Abaixo, montei esse organograma da metodologia para que possa se familiarizar com a técnica criada e difundida pela Comunicar Bem. Com estas informações você já pode começar a rascunhar seu Mapa dos Relacionamentos. Dá uma olhada:

Bom, esta é a ferramenta que te ajudará a potencializar seus relacionamentos, com foco em gerar resultados pessoais e profissionais conectados a 10 competências, que abordarei em próximos artigos.

Leia outras Dicas Empreendedoras do Business Watching aqui

Gostou do tema? Quer saber mais? Deixa mensagem aqui embaixo ou me aciona pelo LinkedIn que terei o prazer em contar mais.

Até o próximo artigo!

* Thiago Ermano – Jornalista e Consultor de Comunicação e Networking. Especializado em formar redes de relacionamentos para pessoas e empresas, tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril e Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Atuou como diretor do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e foi vice-presidente do Observatório Social do Brasil – São Paulo. É Palestrante e Professor de Comunicação, Empreendedorismo e colabora para a criação de redes empreendedoras.

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.