Comércio Editorial TIC's

Livraria Cultura anuncia compra da Estante Virtual

Sergio Herz está no comando da Livraria Cultura desde 2011 | © Divulgação / João Luis

A Livraria Cultura anunciou, a compra da empresa de e-commerce Estante Virtual. O negócio, cujo valor não foi divulgado, vai agregar, segundo informações da companhia, mais quatro milhões de clientes à base da Livraria Cultura, num passo importante em relação à líder do setor, a Saraiva. Além disso, de acordo com especialistas, é uma ofensiva contra a gigante americana de marketplace Amazon, que ampliou sua atuação no Brasil este ano.

Em julho, a Cultura já havia adquirido a Fnac do Brasil, colocando fim aos rumores de que se fundiria à Saraiva. Com a Fnac, a Cultura passou a atuar mais fortemente na venda de eletroeletrônicos, o carro-chefe da rede francesa no Brasil.

— A Estante Virtual tem potencial para ser o marketplace da Cultura, vendendo não só livros, mas também brinquedos, cosméticos — afirma Ana Paula Tozzi, presidente da AGR Consultores. — Assim, ela entra com mais força nesse segmento. Não adianta querer crescer nesse mercado vendendo somente livros, tem que se diversificar.

Para ela, a Cultura deverá investir na incorporação de empresas de tecnologia:

— A compra da Estante Virtual foi um grande passo, porque a Cultura comprou uma plataforma de marketplace pronta, com uma base de clientes considerável.

Em comunicado à imprensa, a Cultura afirmou a nova aquisição faz parte da estratégia para atingir metas ambiciosas de expansão no e-commerce. A empresa projeta aumento de 60% nas transações on-line nos próximos dois anos. Hoje, o comércio eletrônico representa cerca de 30% dos negócios.

E novas operações estão em vista, já que o presidente da Cultura e da Fnac do Brasil, Sérgio Herz, afirma que esse crescimento projetado deve ser também por meio de novas aquisições, e não somente um aumento orgânico das vendas.

DEFESA CONTRA A AMAZON

Pedro Guasti, presidente da Consultoria Ebit, afirmou que a compra da Estante Virtual pela Cultura fará a companhia se diversificar no mercado de livros:

— Tudo leva a crer que a Cultura irá atuar mais fortemente no segmento de livros usados, alinhando a sua estratégia de crescimento no marketplace. É, com toda certeza, uma defesa da companhia diante da entrada da Amazon no Brasil. A diversificação é a única forma de competir com a gigante americana.

Criada em 2005 pelo empresário carioca André Garcia, a Estante Virtual inovou ao se apresentar no mercado como um portal de venda de livros novos, seminovos e usados — incluindo os raros e esgotados —, conectando sebos, livreiros e leitores de todas as regiões do país. No total, já vendeu cerca de 17,5 milhões de livros desde a sua criação.

“As práticas da Estante convergem com os valores da Cultura, uma empresa que começou sua história justamente alugando livros novos e usados. Hoje, mais do que nunca, acreditamos na importância de propagar a cultura do reúso no país. Ao mesmo tempo, a Estante é uma empresa com foco em tecnologia e inovação, também dois dos pilares mais importantes da Cultura, tanto em seus sites quanto em suas lojas”, disse, no comunicado, Herz.

Fonte: O globo

Sobre o autor

Wagner Marcelo

Atua profissionalmente como arquiteto de inovação, gerando e fomentando ecossistemas empreendedores e tecnológicos, tendo como missão o desenvolvimento de negócios disruptivos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.