Editorial Editorial Indústria TIC's

Nissan espera lançar serviço de táxi-robô até 2020 no Japão

Nissan: em 2030, os táxis-robôs poderiam representar 40% do lucro da autoindústria (Keith Tsuji/Getty Images)

O serviço, batizado de “Easy Ride”, utilizará veículos elétricos autônomos controlados por inteligência artificial

A montadora japonesa Nissan disse que espera lançar até 2020 no Japão, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Tóquio, um serviço comercial de táxi-robô, em parceria com a empresa de tecnologia DeNa.

Batizado de “Easy Ride”, o serviço, que utilizará veículos elétricos autônomos controlados por inteligência artificial, será lançado de “forma limitada até 2020 no Japão, em uma cidade na qual isto faça sentido e em que tenhamos as autorizações necessárias”, afirmou à AFP um porta-voz da montadora.

Nissan e DeNa realizarão em março um primeiro teste com o público geral e em condições reais no bairro portuário de Minato Mirai, em Yokohama, onde fica a sede mundial da Nissan.

O teste vai durar 15 dias e incluirá dois veículos autônomos colocados à disposição dos usuários do bairro de forma gratuita. O táxi-robô poderá ser chamado por um aplicativo. Saiba mais: Descubra como a indústria automobilística está se transformando com big data Patrocinado 

A Nissan pretende medir o nível de aceitação dos moradores à iniciativa.

As grandes montadoras e as gigantes da tecnologia como Google e Apple demonstram grande interesse pelo táxi-robô, algo que poderia revolucionar a indústria do automóvel.

Em 2030, os táxis-robôs poderiam representar 40% do lucro do setor, de acordo com um estudo recente da consultoria Roland Berger, que prevê uma queda de quase 30% na demanda de carros particulares.

Fonte: Exame.com

Sobre o autor

Thiago Ermano

Jornalista, Networker e Consultor de Reputação da agência Comunicar Bem. Tem passagens pela Rede Globo, Rede Record, TV Cultura, Folha de S. Paulo, Editora Abril, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e FIESP. É empreendedor serial e colabora para o desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil. www.comunicarbem.com.br

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.