Você não é o primeiro e nem será o último a se sentir perdido em um negócio. A única coisa que não deve continuar fazendo é permanecer perdido.
Há algumas semanas, uma moça nos abordou perguntando sobre como funcionam os serviços de consultoria, dando a entender que ela não conhecia esse tipo de serviço de perto. Nós explicamos e ela afirmou o que poucos tem a coragem de afirmar: “eu não sei qual consultor eu preciso. Estou perdida nos meus negócios.”
Esse tipo de dúvida não parece ser comum, porém, de forma silenciosa, pode-se perceber que existem muitos profissionais que estão correndo atrás de resultados, mas não sabem como e nem onde consegui-los.
A rotina, a correria, as responsabilidades mantém as pessoas mergulhadas em seus trabalhos e dificultam a percepção sobre o todo.
Muitas vezes, o tomador de decisão, o presidente, está exercendo tudo menos sua função, que é justamente traçar os objetivos da empresa e ser o facilitador para os executores. Para conseguir isso, ele precisa ter uma visão clara dos gargalos da empresa e estar atento às oportunidades que surgem no ecossistema.
É necessário parar para analisar a situação da empresa e descobrir onde está indo, pois se você não sabe onde está indo, qualquer caminho serve. Mas a maior parte das opções não levam aos resultados que você quer.
Eu só trabalho com achados e perdidos. – Clarice Lispector
O profissional que pode auxiliar na análise do negócio como um todo, identificar os problemas e indicar as soluções que se adequam ao seu negócio é o consultor especialista em negócios, novos negócios ou inovação.
Fonte: Accurate Advice.
Adicionar comentário