O Dr. Ali Mohammed Al Khouri, consultor do Council of Arab Economic Unity, disse que a iniciativa recebeu o apoio de Sua Alteza Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe herdeiro de Abu Dhabi e Subcomandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos. O plano visa a inclusão digital, infraestrutura tecnológica e legislativa baseada em conhecimento e estruturas públicas e privadas que vão impulsionar a segurança, o bem-estar e a prosperidade para as sociedades árabes.
O apoio dos Emirados Árabes Unidos para a visão árabe comum vai promover uma ação árabe conjunta. Al-Khouri enfatizou a importância da função da tecnologia como ferramenta para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável e as taxas de crescimento econômico através da criação de oportunidades de investimento, emprego e abertura de novos mercados.
Os Emirados Árabes Unidos são renomados por sua abordagem baseada em conhecimento e fortalecimento da juventude. Os Emirados Árabes Unidos vêm fomentando várias iniciativas para o desenvolvimento de habilidades, como o projeto de um milhão de codificadores árabes e a plataforma de e-learning, oferecendo acesso à educação para mais de 50 milhões de estudantes árabes em todo o mundo, além de outros projetos que apoiam o desenvolvimento sustentável das sociedades árabes.
O Council of Arab Economic Unity (CAEU) é o braço de execução do plano. A delegação do CAEU se encontrou com Mourad Wahba, secretário geral adjunto, diretor adjunto regional e administrativo dos estados árabes no Programa de desenvolvimento das Nações Unidas (United Nations Development Programme, UNDP) e com altos funcionários da divisão das Nações Unidas para instituições públicas e governo digital. Al-Khouri observou que os investimentos dirigidos para as regiões árabes pela UNDP são de um bilhão de dólares.
“Esta iniciativa será a base para a promoção da segurança social e econômica das sociedades árabes. É por isso que é importante cooperar com as organizações internacionais e reunir pensadores e profissionais árabes e internacionais para o desenvolvimento da estratégia. Esse envolvimento vai garantir influência e introdução global”, afirmou Al-Khouri.
“Esse é um novo modelo de desenvolvimento das economias do mundo árabe para enfrentar desafios globais. Os Emirados Árabes Unidos está colocando seu conhecimento técnico em uso para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos estados árabes”, concluiu Al-Khouri.
A estratégia será apresentada em uma conferência internacional que será realizada em Abu Dhabi nos dia 16 e 17 de dezembro de 2018. Os resultados serão apresentados para os líderes árabes na Conferência árabe agendada para março de 2019, na Tunísia.
O Banco Mundial destacou a importância da estratégia para abrir caminho para oportunidades de desenvolvimento econômico inclusivo no mundo árabe. As Nações Unidas, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e o Banco Mundial apoiam a iniciativa e a CAEU por seu trabalho para o desenvolvimento abrangente e a ampliação da cooperação entre os estados árabes.
Adicionar comentário