A OLX Brasil anunciou na terça feira, dia 3 de novembro, a conclusão da aquisição do Grupo ZAP, assinada em março, por aproximadamente R$ 2,9 bilhões. A empresa de classificados online fundada na Holanda passa a operar no mercado de imóveis com as marcas OLX, ZAP e VivaReal, com atuações complementares para atender às diferentes demandas de consumidores finais, anunciantes privados e profissionais do setor.
A transação havia sido aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em outubro.
A operação unificada da OLX Brasil terá duas unidades. A OLX, sob a gestão de Lucas Vargas, continuará operando como plataforma horizontal com as categorias de automóveis, imóveis, bens de consumo, empregos e serviços, além da OLX Pay, solução de pagamento digital e entrega lançada em julho.
A segunda unidade de negócios, batizada de ZAP+, terá como líder Marcos Leite e será totalmente focada em imóveis, reunindo as marcas ZAP, VivaReal, DataZAP, Conecta Imobi, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, ZAP Fin e Imobilinks.
As unidades OLX e ZAP+ devem trabalhar juntas. O primeiro passo será a integração das forças de vendas para imóveis, que ficará sob a gestão do ZAP+ e comercializará todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
O grupo passa a contar com 1.600 funcionários, sendo que 400 pessoas serão da equipe de tecnologia.
Em nota, Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil comenta: “A OLX Brasil se fortalece, tornando-se uma das mais relevantes empresas de tecnologia 100% digital do mercado brasileiro. Essa união potencializará a experiência dos nossos consumidores, clientes profissionais e parceiros na plataforma como um todo. Além disso, terá efeitos positivos sobre as demais verticais estratégicas da OLX Brasil”.
A OLX é um dos maiores sites de compra e venda do mundo. Líder no mercado de marketplace C2C, a companhia está presente em 45 países e é responsável, todos os meses, pelo anúncio de 54 milhões de itens.
De acordo com a empresa, o objetivo da OLX Brasil é conectar “pessoas para que elas possam comprar e vender de forma rápida e fácil”. Para isso, a companhia se apoia em diretrizes como sustentabilidade, agilidade e liderança.
Em 2010, a OLX chegou ao Brasil como resultado da parceria entre o grupo sul-africano Naspers e o norueguês Schibsted.
No site, diferentes vendedores colocam à venda produtos que são comercializados diretamente com o consumidor.
Em solo brasileiro a companhia conta com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro para dar conta da demanda de mais de meio milhão de anúncios todos os dias.
Fontes: Fusões e Aquisições, Diário do Comércio, Insto é Dinheiro, Terra, Agência Estado, einvestidor, Infomoney, UOL, Canaltech
Adicionar comentário